Este estágio para atletas juvenis contou com a presença de 18 atletas, sete raparigas e 11 rapazes, oriundos de todo o país.
O evento reuniu os melhores atletas do escalão, constituindo-se como um prémio de mérito, segundo critérios de classificação previamente definidos pela FTP e incluiu um programa técnico alargado, abordando as diferentes disciplinas que compõem o triatlo (natação, ciclismo e corrida), transições e mecânica.

Todo o programa foi abordado segundo uma perspetiva pedagógica e de acordo com dinâmicas de grupo, tendo em vista uma abordagem que promovesse o espírito de equipa, o respeito e a superação dos jovens através do desporto.

Hugo Ribeiro, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, foi o treinador que assumiu a coordenação deste estágio, contando com a presença de mais dois treinadores em permanência, Bruno Gois, do Ludens Clube de Machico, e Fábio Azinheirinha do Clube de Natação do Cartaxo. Rafael Domingos, do Estoril Praia Credibom e José Estrangeiro, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, dois atletas de referência da modalidade, marcaram também presença no evento onde partilharam as suas experiências como triatletas.

Esta ação de formação contou também com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal, cujo objetivo se consubstanciou na transmissão dos valores educativos presentes nos Jogos Olímpicos, uma aspiração para os jovens triatletas. Hugo Ribeiro faz um balanço extremamente positivo deste fim de semana: «O estágio, que foi considerado como um prémio pela época realizada, correu muito bem. Penso que foram cumpridos os objetivos inerentes à preparação dos atletas para eventos futuros, reforçando a motivação e dando ênfase a valores fundamentais e estruturantes.» Para além de tudo, «tratou-se também um momento de usufruir do convívio e partilhar métodos diferentes de trabalho, o que resulta sempre num processo de enriquecimento para todos.» O mesmo treinador considerou também que «…foi uma oportunidade de aprendizagem para todos, treinadores e atletas, tendo a FTP, a partir de agora, a responsabilidade de criar as devidas oportunidades para que clubes, treinadores e atletas possam assumir o desenvolvimento destes jovens, no respeito pela sua maturação biológica e tendo em vista as distintas etapas de crescimento desportivo. »

Neste fim semana pleno de experiências e aprendizagens os atletas ficaram alojados na Pousada da Juventude de Abrantes.