O dia que antecede a disputa da primeira prova, serviu para os atletas se familiarizarem e perceberem as abordagens técnicas dos percursos , para poderem marcar a diferença junto dos seus adversários. Depois do reconhecimento da bike,  os atletas fizeram o reconhecimento do percurso no segmento de natação. A boa disposição era constante , embora as condições climatéricas não tenham sido as melhores.

fotografia 1 (2)

Ao fim da manhã, realizou-se a conferência de imprensa de apresentação da XIV edição do Triatlo Internacional de Quarteira, aquela que é considerada a Cidade Europeia do Desporto. Presentes estiveram as entidades envolvidas na organização do evento. O Vice Presidente da Câmara Municipal de Loulé, o Dr. Hugo Nunes, o Eng Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira , o Dr. Fernando Feijão, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal e ainda alguns dos principais candidatos ao triunfo.

O Vice Presidente da Câmara Municipal de Loulé afirma, que esta parceria com a Federação de Triatlo de Portugal, ao qual se associa também a Junta de Freguesia de Quarteira, conta com a colaboração da Autoridade Marítima e Guarda Nacional Republicana, parceiros importantes para a concretização da prova. Considera que, do ponto de vista competitivo, esta é a prova de triatlo com maior dimensão.

“Para nós é uma honra receber esta prova aqui, é uma honra mantermos esta parceria com a FTP, que queremos manter para os próximos anos”, afirma o Dr. Hugo Nunes.

“Para a economia local, é sem dúvida muito importante termos uma prova deste gabarito, com um nível de atletas, que para nós, é um orgulho, porque temos todas as condições para a prática desta modalidade”, afirma o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, o Eng Telmo Pinto. Continuar a melhorar e a dinamizar esta prova é um dos objetivos desta freguesia, para que os atletas gostem e estejam sempre presentes.

Para o Dr. Fernando Feijão, Presidente da FTP, este ano temos a maior participação de sempre no Algarve, neste triatlo de Quarteira, com a VII edição da Taça de Europa elites, IV  de Juniores e uma prova da Taça de Portugal. A prova nacional vai ter cerca de 500 participantes licenciados e inscritos e a prova de elites e de juniores, é de certeza uma das mais participadas nesta Taça da Europa. Os melhores atletas do ranking mundial , nos dias de hoje, passaram por Quarteira nas edições anteriores. Relativamente aos juniores, a intenção da FTP é aproveitar esta prova para lançar muitos dos “nossos atletas”, afirma. “Temos atletas juniores com muito talento e muitos atletas sub23 que são uma rampa de  lançamento para eles. O vosso esforço e o nosso trabalho em parceria, era impossível sem a  Câmara e a Junta de Freguesia local”. Termina dizendo que, ” a qualidade da prova mede-se também pela organização interna, com os funcionários da federação, que se dedicam totalmente na colaboração deste evento”.

Gillian Sanders, uma das atletas presentes e uma forte candidata à vitória, refere que, como vive em Londres, as condições atmosféricas para treinar não são tão boas por causa do inverno.” Vai ser um desafio e um entusiasmo para mim, perceber quais os frutos que os treinos vão dar nesta prova”. Para a triatleta , uma das suas ambições e objetivo é qualificar-se para os jogos olímpicos, tendo a certeza que esta é uma boa oportunidade para começar a época.

Já para a atleta portuguesa Melanie Santos,  este ano quer tentar superar-se em Quarteira, com “melhores sensações” que teve em Abu Dhabi. A atleta diz-nos ainda que, vai participar na WTS de Gold Coast, onde espera fazer muito melhor que Abu Dhabi. Melanie espera que a prova deste ano, visto estar um ano mais velha e com mais experiência lhe traga um melhor resultado.

Dorian Coninx, o atleta francês e um dos candidatos favoritos à vitória, afirma que Portugal tem um conjunto de atletas com muito bons nadadores, adversários fortes que vão concerteza dar o seu melhor.

Pedro Mendes,  depois de uma ausência prolongada devido a uma lesão, espera sentir-se bem, dar o seu melhor para atingir o melhor resultado possível.

Em resumo, na apresentação do evento à comunicação social, todos os atletas referiram a importância de obterem bons resultados nesta, e nas próximas provas, de forma a integrarem as respectivas equipas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O dia que antecede a disputa da primeira prova, serviu para os atletas se familiarizassem e percebessem as abordagens técnicas dos percursos , para poderem marcar a diferença junto dos seus adversários.

Depois do almoço e de um merecido descanso, os atletas voltaram aos treinos e por volta das 18h00, Lorand Kalotai, Delegado Técnico da ITU, deu inicio ao briefing das elites Masculinas e femininas.

fotografia 2

Hoje, a partir das 13h45 damos inicio à prova da elite feminina e às 16h30 a prova da elite masculina com transmissão em direto na Bola TV.