Em Abrantes, além das provas respeitantes ao Campeonato Nacional Individual de Duatlo, também se realizaram as provas do Campeonato Nacional Jovem, que reuniu as habituais competições para benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

Os vários escalões competiram durante a tarde, numa festa da juventude e do futuro do Triatlo.

Relativamente às classificações, nos benjamins masculinos, a vitória sorriu a Duarte Moreira, do FET – Fátima Escola de Triatlo, imediatamente seguido de Rafael Santos, do Teleperformance – Belenenses e ainda Diogo Gomes do S.U. Colarense.

benja

Nos benjamins femininos, coube à atleta Raquel Vital, do Clube de Triatlo de Abrantes superiorizar-se a Tatiana Marques (Alhandra Sporting Club) e também Ana Jorge Eugénio, do CAPGE.

benjamin

No escalão etário seguinte, nos infantis masculinos, foi Francisco Protásio, do Sport Lisboa e Benfica quem terminou em primeiro lugar, em segundo lugar ficou Bernardo Duarte, do C.N.Cartaxo e em terceiro Gustavo do Canto, do “Águias” de Alpiarça.

infanM

Nos infantis feminimos, o C.N. Cartaxo esteve em grande destaque ao colocar duas atletas nos dois primeiros lugares. A vencedora foi Rafaela Cananó Silva, à frente da sua colega de equipa, Beatriz Duarte e ainda de Miriam Rosa, do Etri. Santo António Évora.

infan

Nos iniciados, Rui Sousa, do Nutrimania Sports Nutrition-Amorense, classificou-se em primeiro lugar na prova de masculinos, seguido de Gonçalo Matos do Clube 4 Estilos e também Duarte Santos do Clube Natação de Torres Novas.

iniciM

Ainda nos iniciados, mas em femininos, a vencedora da competição foi Constança Barreto, do Núcleo Sportinguista da Golegã, que conseguiu superar as provas de Raquel Aleixo, do Nutrimania Sports Nutrition-Amorense e de Inês Rico, do Alhandra Sporting Club, respetivamente segunda e terceira classificadas.

inicF

Finalmente nos juvenis masculinos, realce para a prova de José Pedro Vieira, do Clube de Natação de Torres Novas que terminou à frente do seu companheiro de equipa, Ricardo Batista e, por fim, de João Reis do FET – Fátima Escola de Triatlo.

juvM

Em juvenis femininos, foi Mariana Virgem, do Clube Futebol Andorinha, que venceu. As posições seguimtes foram ocupadas por Raquel Dias do G.D.R de Manique de Cima e Rita Picado do Alhandra Sporting Club.

JUV

Por equipas, o Campeonato Nacional Jovem foi vencido pelo Alhandra Sporting Club, que reuniu 1276 pontos, com 36 atletas classificados, seguido do Clube de Natação de Torres Vedras com 845 pontos e 34 atletas. Em terceiro lugar ficou o Clube de Triatlo de Abrantes, com 694 pontos e 29 atletas.

PROVA ABERTA

Ao final da tarde, disputou-se uma prova aberta que contou com a participação de 61 atletas à partida, 45 masculinos e 16 femininos.

Esta prova contou com a participação de alguns dos melhores atletas nacionais, dos escalões de juniores e cadetes. Participaram igualmente alguns atletas estrangeiros que estão a estagiar em Portugal.

Foi uma prova bastante disputada, em que os resultados apenas ficaram definidos no último segmento de corrida.

O vencedor masculino, foi Nikko Huelgas, atleta individual com o tempo de 00:24:56, seguido de Nuno André do Garmin Olímpico de Oeiras em 00:24:59 e Natan Santos do “Águias” de Alpiarça em 00:25:00.

Na prova feminina, a vencedora foi a atleta individual Marion Mangrobang que totalizou o tempo de 00:28:11. Em segundo lugar, a atleta Bárbara Santos do “Águias” de Alpiarça, necessitou de 00:28:25 para concluir a sua prova. Alexandra Santos do “Águias” de Alpiarça ficou em terceiro lugar com o tempo final de 00:28:34.

As classificações coletivas masculinas foram:

Garmin Olímpico de Oeiras em primeiro lugar, FET – Fátima Escola de Triatlo em segundo lugar e Escola de Triatlo de Santo António de Évora em terceiro.

No género feminino, o C.D. “Águias” de Alpiarça foi a única equipa que se classificou.