Realizou-se dia 7 de setembro de 2019 a Taça da Europa de Triatlo Júnior, em Bled, na Eslovénia.
Mariana Vargem e Alexandre Montez conquistaram duas medalhas para Portugal, prata e bronze respetivamente, depois de terem sido afetados por alguns percalços no Campeonato do Mundo na semana passada que os afastaram das primeiras posições.

Esta Taça da Europa Júnior incluía um percurso super sprint constituído por 400 metros a nadar no lago de Bled, 13km de um ciclismo técnico e fisicamente exigente e 3km de corrida. Com a água a uma temperatura de 25º, o segmento foi realizado sem fato isotérmico. Mariana Vargem fez uma natação competente, saindo um pouco atrás relativamente ao primeiro grupo de ciclismo, desvantagem que rapidamente conseguiu recuperar. Com dois excelentes segmentos, ficou isolada na frente da corrida, sendo apenas ultrapassada pela atleta da Hungria, que a venceu com apenas 3 segundos de vantagem.

«O percurso estava perigoso por causa da chuva que antecedeu a prova, pelo que foi dar o máximo que era possível nas subidas e descidas e algumas curvas», explica a nossa triatleta que na final do Campeonato do Mundo na semana passada esteve envolvida numa queda de bicicleta.

Maria Tomé, outra triatleta nacional em prova, explicou que «foi uma natação sofrida para fazer uma transição muito boa para o ciclismo que tinha um percurso técnico e o piso molhado». Maria acabou por conseguir um bom 15º lugar numa experiência que considera positiva.

A vitória foi para Karolina Helga Horváth, da Hungria, que fez o tempo de 0:39:36, Mariana Vargem ficou na segunda posição com 0:39:39 apenas a 3 segundos da primeira, e a terceira atleta a cortar a meta foi a alemã Katharina Möller com 00:39:47.

Dois triatletas nacionais no Top 5

Na prova masculina, subiu novamente ao pódio um triatleta nacional, com Alexandre Montez a alcançar a terceira posição. «Perdi algumas posições a seguir à primeira boia no segmento de natação, pelo que os primeiros saíram um pouco à frente, mas consegui fazer uma transição rápida e mantive o ritmo», contou o triatleta, que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 e fez um ótimo terceiro lugar no Campeonato da Europa de Juventude, realizado em Kitzbühel, no passado mês de junho 2019.

O primeiro atleta a cortar a meta foi Radim Grebík, da República Checa, com 0:35:25, seguido do alemão Eric Diener com 0:35:27. Alexandre Montez, com 0:35:38, fechou a pódio da competição.

Os outros triatletas nacionais em prova foram José Vieira, que conseguiu uma excelente 4ª posição: «Senti-me muito bem na natação de onde saí bem colocado para pedalar em primeiro com um grupo de 11 atletas.» José Vieira manteve sempre nas primeiras posições, um pouco ‘à defesa, já que estava chuvoso e o piso molhado’. Na segunda transição, o atleta acabou por sair do parque mais atrás, pelo que imprimiu um ritmo muito forte no início da corrida, acusando mais tarde esse esforço, mas terminando num bom quarto lugar.

Afonso do Canto, que ficou na 19º posição, conseguindo alcançar o top 20 entre 64 atletas, fala-nos «numa partida de natação realizada dentro de água, um pouco confusa e apertada para todos e um percurso divertido de ciclismo porque tinha muitas subidas e descidas, necessitando de muita concentração também por causa estrada com curvas e do piso molhado». Afonso posicionou-se no segundo grupo de ciclismo, mas acabou por fazer uma boa transição e uma excelente corrida que lhe permitiu alcançar o top 20, numa prova muito rápida em que todos os atletas estão sempre no máximo das suas capacidades.

Pedro Leitão, técnico da Federação de Triatlo de Portugal, faz um balanço muito positivo dos triatletas juniores, com excelentes resultados alcançados e segmentos muito competentes no geral. «Estiveram todos com bom nível e à altura da Taça da Europa, a Mariana Vargem estava a 15’’ da meta tendo sido ultrapassada no fim, Maria Tomé demonstrou grande nível na corrida, o Alexandre Montez e o José Vieira estiveram sempre a disputar os primeiros lugares na prova e o Afonso do Canto fez um excelente segmento de natação próximo do primeiro atleta, chegando ao último segmento a 45’’ para fazer uma corrida competente. Estou muito satisfeito!»

‘Performances impressionantes por parte dos jovens atletas alemães e portugueses, com pódios nas duas provas e atletas no top 10’ pode ler-se na notícia da ETU que pode ler aqui na íntegra.

Consulte todos os resultados aqui