Nove trialtletas portugueses vão participar no Campeonato da Europa de Triatlo que se vai disputar, este fim de semana, em Genebra, nas categorias de elite e juniores. Os atletas convocados pelo seleccionador já estão na Suiça e vão regressar no dia seguinte à competição.

Desses nove atletas, quatro deles vão participar na prova de elite. São os casos de Miguel Arraiolos, Pedro Laginha Palma, Gil Maia e ainda Alexandre Nobre. Em declarações ao site oficial da Federação do Triatlo de Portugal, Miguel Arraiolos definiu, com clareza, o que seria um resultado de acordo com a sua expectativa.

“O grande objectivo é ficar no top 12, para renovar a minha integração no projecto olímpico, mas também sei que vai estar em competição um grupo de atletas de muita qualidade e atingir esse objectivo torna-se difícil. No entanto, vou manter essa expectativa e lutar por ela”, adiantou.

Miguel Arraiolos é, assim, um dos atletas portugueses sobre os quais recai a esperança de uma boa participação na prova de elite.

Os restantes atletas , em declarações à assessoria de imprensa da FTP definiram quais as suas expetativas:

Gil Maia

“Recebi a notícia da convocação com bastante satisfação. Um dos objectivos do ano era estar presente no campeonato da Europa de Elites.
Após ter tido uma lesão que me obrigou a parar de treinar um mês, as minhas expectativas ainda são exigentes porque sei que apesar disso, ainda consegui realizar um bom trabalho preparatório. Neste momento sinto-me em boa forma, mas apesar disso, como é a minha primeira participação num campeonato da Europa de Elites, espero apenas poder realizar o melhor resultado possível. Um top 30 seriam um resultado satisfatório”.
Alexandre Nobre
Vai ser uma estreia num Campeonato da Europa de Elites, num ano em que o nível vai estar muito alto, com os melhores atletas do mundo, como por exemplo o atual campeão do mundo Javier Gomez. Vou para esta prova com o objetivo de dar o meu melhor a representar as cores nacionais.”

De resto, outros cinco atletas estarão a participar, no dia seguinte, na competição de juniores, para a qual foram convocados Madalena Almeida, Alexandra Santos, Luisa Condeço, Tiago Leão e Tomás Azevedo.

Madalena Almeida

É o meu segundo Campeonato da Europa, por isso quero melhorar o resultado do ano passado e entrar no top 10.”

Alexandra Santos

Vai ser uma prova importante, tenho estado a treinar bem e acho que tem tudo para correr bem. As expetativas não são muito elevadas, será a primeira vez no Campeonato da Europa mas vou dar o meu melhor”.

Luisa Condeço

“Vou para lá com o objetivo de dar o meu melhor, vamos ver como corre”.
Tiago Leão
“Vai ser uma prova interessante, com os melhores atletas a nível europeu. O meu objetivo é o top 12, embora não vá ser fácil. No entanto tenho andado a treinar bem , com bons índices em todos os segmentos. Agora é esperar pelo desenrolar da prova”
Tomás Azevedo
“Espero que corra melhor que no ano passado, tive um furo e não consegui terminar a prova.”