O Outsystems Olímpico de Oeiras foi o grande vencedor da última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo longo. Em Ponta Delgada, Açores, a formação de Oeiras foi dominante na competição masculina e somou pontuação que lhe valeu o título de 2017 de Campeão Nacional de Clubes de Triatlo Longo. Na frente feminina, sem presença no Açores, a Associação Académica de São Mamede triunfou no mesmo Campeonato Nacional.

O VIII Triathlon Azores Airlines recebeu perto de um centena de triatletas que procuraram representar os seus clubes no último esforço coletivo de 2017. A derradeira etapa do CN de Clubes de Triatlo Longo colocou um final às competições coletivas do presente calendário competitivo e desafiou as formações de todo o país a disputar um desafio que primou pela oferta competitiva num cenário de grande beleza natural. Com o azul do Oceano Atlântico e com o verde das paisagens montanhosas e campestres da ilha de São Miguel como pano de fundo todos os participantes foram brindados com a oportunidade de competir num cenário impar.

Após o primeiro segmento da prova, composto por 1,9km de natação percorridos nas águas do Atlântico, o líder da competição masculina apresentava-se com as cores do Outsystems Olímpico de Oeiras. Fábio Azinheirinha destacou-se durante a natação e dilatou a sua vantagem para a toda a concorrência num esforço de enorme qualidade que se estendeu ao longo dos 84km de ciclismo nas estradas da ilha açoriana. Uma performance que lhe valeu algum conforto no segmento final e que lhe permitiu cortar a meta com uma vantagem superior a três minutos para o segundo classificado. Miguel Furtado, SFRAA Triatlo, cortou a meta na segunda posição depois de ter disputado a prova durante todo o percurso, registando excelentes parciais na natação e ciclismo bem como um dos melhores registos nos 21km de corrida final. O terceiro lugar do pódio masculino foi ocupado por Jorge Duarte, atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras, que conquistou a posição ao registar o melhor parcial de corrida da prova.

Na frente feminina foi possível assistir a mais uma vitória dominante na competição. Ana Filipa Santos, triatleta do Rio Maior Triato, completou a prova com uma vantagem esmagadora superior a cinquenta minutos e fê-lo ao completar cada um dos parciais com o melhor registo. Cristina Würgler foi segunda classificada, com bons registos no ciclismo e corrida, e Filipa Oliveira, Teleperformance – Os Belenenses, completou o pódio feminino na terceira posição.

Em termos coletivos a vitória masculina na etapa foi conseguida por intermédio do Outsystems Olímpico de Oeiras que conseguiu segurar a liderança no campeonato, trazida à partida para a competição. O segundo lugar foi conquistado pelo SFRAA Triatlo e o último lugar do pódio na etapa foi ocupado pelo CPA.

Contas feitas aos rankings do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e o Outsystems Olímpico de Oeiras triunfa pela segunda vez em etapas da prova, sagrando-se Campeão Nacional masculino. O CNATRIL Triatlo com dois segundos lugares nas duas primeiras etapas consegue pontos suficientes para conquistar o segundo lugar na grelha final da prova e o Núcleo do Sporting da Golegã encerra o pódio masculino do CN de Clubes de Triatlo Longo de 2017 na terceira posição. Em termos femininos a vitória na prova foi levada a cabo pela formação da Associação Académica de São Mamede que registou a pontuação máxima nas duas primeiras etapas da prova e que se sagra Campeã Nacional em 2017.

O VIII Triathlon Azores Airlines foi uma organização conjunta da Associação Portas do Mar, do Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo e da Federação de Triatlo de Portugal que contou com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Governo dos Açores e que procurou oferecer a possibilidade de participar numa competição pontuável para um Campeonato Nacional brindada pelo contacto com a natureza e pela beleza das paisagens dos Açores. Foi igualmente palco de decisão do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e ficou marcado pela competitividade natural nesta competição.