O Triatlo nacional destacou-se em 2020, com alguns dos nossos triatletas a alcançar pódios internacionais.
Em 2021 assistimos a um ano muito duro para o Triatlo e para o desporto em geral, com um calendário internacional incerto e intermitente. Apesar das escassas provas, os nossos Triatletas mostraram que estão preparados para competir a alto nível!

As medalhas dos Triatletas (Elites)

5 de setembro Vasco Vilaça ficou na história do Triatlo nacional ao sagrar-se vice-campeão do mundo na WTS de Hamburgo, etapa única do campeonato mundial em 2020. Prova muito disputada em que o jovem atleta, de apenas 20 anos, superou quase todos os seus adversários, ficando apenas 2’’ atrás do campeão do mundo, Vicent Luis, triatleta que renovou o título mundial nesta competição.

13 de setembro Vasco Vilaça iguala a proeza na Taça do Mundo de Karlovy Vary, na República Checa, ao alcançar a medalha de prata. Esta prova, com um nível competitivo elevadíssimo, foi disputada na distância standard.

10 de outubro disputou-se em Portugal, Alhandra, o Campeonato do Mediterrâneo, com Melanie Santos a conquistar a medalha de ouro. Vasco Vilaça venceu a competição masculina, alcançando o título de Campeão do Mediterrâneo. Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista, ambos com boas prestações, conquistaram a medalha de prata subindo ao segundo lugar do pódio, ao lado dos seus compatriotas.

11 de outubro – Na prova por estafetas do Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo, o Sport Lisboa e Benfica sagrou-se vice-campeão em título, uma competição marcada por uma aparatosa queda de bicicleta de Vasco Vilaça, o último elemento a entrar em prova. O triatleta continuou em prova mesmo depois de cair, proeza que valeu a segunda posição à equipa nacional. Equipa constituída por: Melanie Santos, João Silva, Vera Vilaça e Vasco Vilaça.

Medalhas triatletas (juniores)

7 de março Alexandre Silva sagrou-se vice-Campeão da Europa de Duatlo Júnior, prova realizada em Punta Umbria, em Huelva, província de Espanha.

21 de agosto Alexandre Montez conquista a medalha de prata na Taça da Europa de Olsztyn, Polónia, com o compatriota Gonçalo Balbino a alcançar o bronze.

6 de setembro, os nossos juniores foram até Espanha para disputar a Taça da Europa de Banyoles, onde Alexandre Montez, com uma grande performance, conquistou a medalha de ouro. Maria Tomé alcançou a prata, demonstrando a sua boa forma.

11 de outubro Beatriz Santos, Gonçalo Oliveira, Maria Tomé e Alexandre Montez foram a melhor equipa em prova do Campeonato Europeu de Clubes por Estafetas mistas, alcançando a medalha de ouro, uma competição realizada no nosso país em Alhandra.

Desejamos que todos os triatletas concretizem os seus objetivos desportivos!