Liliana Alexandre e João Pedro Silva são os novos campeões nacionais de triatlo. Disputado hoje em Setúbal o Campeonato Nacional Individual de Triatlo foi parte integrante de um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal. O Triatlo de Setúbal contou com a realização de uma etapa do Campeonato Nacional Jovem, uma Prova Aberta e o Campeonato Nacional Individual.

O dia de hoje foi reservado à competição que procurou apurar os campeões nacionais de 2016 numa prova disputada no formato Standard. Perto de duas centenas de triatletas aceitaram o desafio de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida e alinharam junto à praia de Setúbal. Caracterizada por ser uma prova essencialmente plana a competição fez-se cumprir de forma rápida e intensa. João Pedro Silva, Sport Lisboa e Benfica, foi o primeiro a cortar a meta. O internacional português que prepara a sua participação nos Jogos Olímpicos confirmou o favoritismo e garantiu a vitória no Campeonato Nacional. Com uma vantagem de perto de 2 minutos distanciou-se da concorrência que se apresentou por intermédio de Pedro Gaspar. O triatleta do Portugal Talentus conseguiu fazer valer o seu percurso final de corrida e distanciou-se de Bruno Pais, conquistando o título de Vice-Campeão Nacional Absoluto. Bruno Pais, Grupo Desportivo Estoril Praia, completou o pódio do Campeonato Nacional na 3ª posição.

O lado feminino da competição ficou marcado pela renovação do título de Campeã Nacional de Triatlo por parte de Liliana Alexandre. A triatleta do Sporting Clube de Portugal foi a melhor entre as mulheres em competição e de forma dominante carimbou a vitória no segmento final. Helena Carvalho, Sporting Clube de Portugal, foi segunda classificada e Ana Ramos, Clube Olímpico de Oeiras, foi terceira.

No final da manhã ficamos a conhecer os novos campeões nacionais dos diversos escalões em competição: Helena Carvalho, Sporting Clube de Portugal, e Pedro Gaspar, Portugal Talentus, em SUB23; Liliana Alexandre, Sporting Clube de Portugal, e João Silva, Sport Lisboa e Benfica, em Seniores;

Ontem foi dia de competição para os mais jovens e disputou-se mais uma etapa do Campeonato Nacional Jovem. Desta feita no formato de Aquatlo com distâncias entre os 50/400m e os 300/2000m e que variaram consoante o escalão etário dos participantes. O Alhandra Sporting Clube somou mais uma vitória na competição e consolidou a concorrência na disputa pelo título Nacional Jovem. O Clube de Natação de Torres Novas igualou a sua melhor classificação esta época com o segundo lugar na etapa e o Sport Lisboa e Benfica terminou em terceiro.

Em termos individuais os pequenos vencedores nos diversos escalões foram: Mariana Rodeia e Francisco Carvalho, Clube de Natação de Torres Novas, nos Benjamins; Beatriz Boal, Clube Natação do Cartaxo, e João Nuno Batista, Clube de Natação de Torres Novas, nos Infantis; Carolina Campos, Núcleo Sportinguista da Golegã, e Daniel Santos, Associação Naval Amorense, em Iniciados; e Inês Rico, Alhandra Sporting Clube, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, no escalão de Juvenis.

No mesmo dia foi realizada uma Prova Aberta destinada a todos os interessados em participar. Disputada no formato de Aquatlo super-sprint com um total de 300m de natação e 2km de corrida, a prova foi ganha por João Martins, CAPGE, e Rita Fardilha, Rio Maior Triatlo.

Setúbal foi palco de mais um grande fim de semana de competição que reuniu a família do triatlo e assegurou a disputa do Campeonato Nacional Individual de Triatlo de 2016.