Realizou-se no dia 1 de junho o Campeonato da Europa de Triatlo em Weert, na distância olímpica, com João Pereira a sagrar-se vice campeão.

João Pereira alcançou dia 1 de junho o título de vice campeão da Europa na distância olímpica pelo segundo lugar no Campeonato da Europa, que se realizou em Weert, na Holanda, só ultrapassado pelo inglês Alistair Brownlee, Campeão Olímpico Rio de Janeiro 2016.

João fez uma prova consistente, saindo da água em 16º lugar, fazendo uma transição rápida e posicionando-se no segundo grupo de ciclismo. «Foi uma prova muito tática, saí no segundo grupo de ciclismo e trabalhámos em conjunto para alcançar o primeiro grupo, o que foi muito difícil», explicou João Pereira. Na corrida, o triatleta fez jus às suas capacidades neste segmento, realizando o melhor tempo da prova no parcial da corrida, conquistando a segunda posição a 22” do vencedor.

Em primeiro lugar ficou o inglês Alistair Brownlee com 01:35:01, a segunda posição foi conquistada por João Pereira com 01:35:23 e o terceiro lugar foi para Jelle Geens, da Bélgica, com 01:35:56.

Os outros atletas nacionais em prova foram Alexandre Nobre que alcançou um bom 16º lugar, com 01:37:20, Vasco Vilaça, na sua primeira competição nesta distância, ficou em 31º lugar com 01:40:29; Vasco fez um excelente segmento de natação e manteve-se muito forte no ciclismo, ‘mas os últimos 5km de corrida acusaram o cansaço desta distância’. Miguel Arraiolos conseguiu passar a meta na 40ª posição com 01:43:02. João Silva não concluiu a competição.

Na prova feminina Melanie Santos e Madalena Almeida  ficaram impossibilitadas de completar a prova. Melanie não se sentiu bem, com dores e Madalena sofreu uma queda na transição para o segmento do ciclismo. Vera Vilaça nos seus dois segmentos mais fortes,  natação e ciclismo, realizou uma excelente prova perdendo a força na corrida e terminando em 37º lugar. Apesar de tudo, a triatleta ficou satisfeita com a sua prestação e resultado naquela que foi a sua primeira prestação numa prova olímpica internacional.

A inglesa Beth Potter foi a primeira a cortar a meta com 01:45:44, seguida da francesa Sandra Dodet, que fez o tempo de 01:46:42 e Claire Michel, da Bélgica, fechou o pódio com 01:46:55.

Parabéns aos triatletas pelo esforço e pelos resultados alcançados!

Mais informações aqui