No dia 31 de março houve Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross, o Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo e uma Prova Aberta.

Famalicão é um excelente lugar para a prática de duatlo, com boas condições desportivas e trilhos muito atrativos para os amantes do BTT, o que ficou demonstrado pelos quase 700 participantes inscritos na prova.

Com o tempo a favor, a partida do IX de Famalicão deu-se cerca das 10h. Os atletas puderam contar com um percurso diferente do ano passado, com novos trilhos fisicamente exigentes. A primeira corrida foi realizada no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, um percurso plano em asfalto, com um trajeto de duas voltas e o BTT foi feito num piso misto entre asfalto e terra batida, combinando zonas rápidas, técnicas e um pouco duras. A segunda corrida foi realizada com uma volta no Parque da Devesa.

Esta prova contou com um elevado nível competitivo com Pauline Vie e Rui Dolores a alcançarem o primeiro lugar, em femininos e masculinos respetivamente, ambos revalidando o título de Campeões Nacionais Individuais de Duatlo Cross 2019.

Rui Dolores, do AMICICLO GRÂNDOLA, alcançou a primeira posição com 01:06:17, seguido de Nelson Gomes, do G. D. GOMA, com 01:06:45, enquanto Tiago Maia, Sporting Clube de Espinho, subiu ao terceiro lugar do pódio, com o tempo de 01:07:43.

«Para Rui Dolores, o percurso da primeira corrida foi muito rápido ‘mantendo-se num grupo de seis atletas que chegaram juntos à primeira transição’. O percurso de 19km em BTT foi diferente do que foi realizado em 2018, pouco técnico, mas fisicamente exigente, como considerou Rui. «Consegui fazer a diferença na primeira subida, ganhando uma pequena vantagem que mantive até ao final da prova», conta. O Campeão Nacional de Duatlo Cross realça também o nível elevado da prova, com uma diferença de apenas 3 minutos no TOP 10.»

Na competição feminina, foi Pauline Vie, do Alhandra Sporting Club, a primeira a cortar a meta com o tempo de 01:18:49. Rita Maria Lopes, do Boavista FC, ficou na segunda posição com 01:20:52 e Beatriz Ferreira, do Núcleo do Sporting da Golegã, fechou o pódio individual no terceiro lugar, com 01:23:28.

«A vencedora da prova considerou a prova bem organizada, embora tivesse preferido que a primeira corrida não fosse em estrada e um percurso de BTT mais técnico. «A segunda corrida foi dura, o piso muito irregular». Quanto à sua prestação, Pauline Vie refere que ‘na primeira corrida formou-se um grupo de três atletas, mas na bike conseguiu distânciar-se e gerir melhor o esforço’. Na última corrida foi dar tudo, embora já não houvesse muito para dar, como confessou! A atleta do Alhandra ficou satisfeita com a sua prestação, já que tinha sofrido uma queda num treino dois dias antes, mas como reconheceu «gosto pela competição é tanto que supera todas as dificuldades!»

Campeonato Nacional Individual de Paratriatlo

O Duatlo de Famalicão recebeu o Campeonato Individual de Paratriatlo com Luís Ferreira, do Clube de Triatlo de Viseu, a subir ao mais alto lugar no pódio com o tempo de 01:46:06 na categoria PTDF.

Classificações por equipas do IX Duatlo de Famalicão:

A melhor equipa feminina a participar neste IX Duatlo de Famalicão foi o Núcleo do Sporting da Golegã, com Beatriz Ferreira, que concluiu a prova em 01:23:28, Filipa Gonçalves com 01:26:47 e Ana Vintém, com 01:31:43.

O G. D. GOMA alcançou a segunda posição por equipas, com Alberta Pereira que terminou em 01:32:23, Adriana Gomes que fez a prova em 01:34:24 e Paula Soares com 01:38:47. Na terceira posição ficou a Escola Triatlo Santo António Évora, com Mariana Talhinhas com 01:35:44, Ana Torres com 20 01:38:36 e Vitória Hudak com 01:54:27.

No setor masculino, foi o OutSystems Olímpico de Oeiras que conquistou a primeira posição com Rui Narigueta, que passou a meta com 01:08:06, Nuno Silva com 01:08:40 e Nuno Carvalho com 01:08:57. O segundo lugar foi alcançado pelo Amiciclo de Grâdola, com Rui Dolores que venceu também em absolutos com 01:06:17, Octávio Vicente com 01:09:13 e João Jesus com 01:10:28. O terceiro lugar no pódio foi alcançado pelo GCA Donas – TRIATLO, com Sérgio Santos que fez o tempo de 01:08:44, Roger Vicente que concluiu a prova em 01:10:06 e Rodrigo Amoreira que passou a meta com 01:13:06.

No final, houve grande satisfação das entidades envolvidas na organização e dos participantes na prova que elogiaram qualidade da prova que este ano aumentou o número de inscritos, batendo o recorde de participantes.

O IX Duatlo de Famalicão foi uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação Amigos do Pedal, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais.

Consulte todos os resultados aqui