Organizada pela Iberman Triatlon S.L, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação de Triatlo da Andaluzia, foi disputada, ontem, sábado dia 03 de Outubro, uma prova de triatlo na distância Ironman. A competição de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,2km de corrida uniu, na sua maioria, atletas das duas nações Ibéricas.

Com partida e chegada assinaladas em Monte Gordo, tendo a grande maioria do percurso de ciclismo sido realizado em solo espanhol, a vitória na competição masculina foi levada a cabo pelo espanhol Iker Prieto em 09:33:12. Realizou a totalidade dos percursos em, sensivelmente, menos 25 minutos que o português Marco Costa (09:59:03). O atleta luso, segundo classificado realizou um dos melhores parciais no último segmento da competição mas não foi suficiente para alcançar a vantagem defendida por Prieto. O último lugar do pódio foi ocupado pelo também português Paulo Gonçalves em 09:59:44.

A competição feminina, com a participação de apenas 5 atletas, assistiu a um pódio final inteiramente espanhol. Maria Carmen Macías saiu vitoriosa de competição em 11:15:02. Maria Barroso e Susana Rey ocuparam os restantes lugares do pódio em 2º e 3º lugares, respectivamente, com registos finais de 11:28:21 e 13:54:50.