Ricardo Batista e Maria Tomé sagraram-se Campeões Nacionais de Triatlo no dia 16 de outubro em Portimão.
Numa prova muito disputada do princípio ao fim, a natação teve a partida na areia para um percurso triangular de duas voltas, o ciclismo contou com quatro voltas e a corrida incluiu um percurso de ida e volta na Marina de Portimão.

Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, impôs o seu ritmo, muito consistente e equilibrado nos três segmentos para ser o triatleta mais rápido a chega à meta, conquistando o título de Campeão Nacional de Elite na distância standard com o tempo de 01:49:36, depois de ter vencido em Oeiras na distância sprint.

Miguel Tiago Silva e João Mansos ocuparam a segunda e terceira posições, com os tempos de 01:50:27 e 01:51:32 com Miguel Tiago Silva a ser Vice-campeão de Triatlo de Elite na distância standard.

Destaque para Alexandre Montez, OutSystems Olímpico de Oeiras, que na sua estreia na distância standard se classificou na segunda posição da geral, vencendo na categoria júnior com a marca de 01:49:52.

Ricardo Batista, de regresso às provas nacionais, afirmou que «foi excelente, a prova correu muito bem, sentindo-se bem nos três segmentos».

Na prova feminina, Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras, venceu a competição com o tempo de 02:07:27, saindo da água depois de Gabriela Ribeiro, do Alhandra Sporting Club, para seguirem juntas no ciclismo. «Penso que talvez tenha começado um pouco rápido para a distância standard», afirmou Maria Tomé. «Consegui ir com a Gabriela no ciclismo porque a atleta sofreu uma penalização no parque de transição, o que foi para mim uma sorte e me beneficiou no percurso», explicou Maria Tomé, que também tinha conquistado o título nacional no Triatlo de Oeiras na distância sprint.

A vice-campeã nacional de Triatlo da distância standard foi Gabriela Ribeiro, com Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal, a alcançar a terceira posição com a marca de 02:14:01.

Resultados dos atletas  na categoria júnior

Além de Alexandre Montez, que venceu no escalão de juniores com o tempo de 01:49:52, participaram Abel Afonso, do Clube de Natação de Torres Novas, que conquistou a segunda posição com 01:56:37 e João Canadas, do OutSystems Olímpico de Oeiras, atleta que alcançou a terceira posição ao passar a meta com a marca de 01:57:17.

Em femininos, Beatriz Nunes Santos, do OutSystems Olímpico de Oeiras, foi a única atleta júnior a participar na competição fazendo o percurso em 02:16:31.

Muitos parabéns a todos os atletas em prova!

Consulte todas as classificações aqui

O III Triatlo de Portimão foi organizado pela Federação de Triatlo de Portugal em parceria com Câmara Municipal de Portimão e com o apoio técnico das associações locais.