A terceira edição do Triatlo de Altura marca o calendário competitivo nacional com a disputa da etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo e do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas. No fim de semana de 18 e 19 de Março centenas de triatletas procurarão representar os seus clubes ao mais alto nível e conquistar o primeiro título coletivo de triatlo da época.

Sábado será dia de dar início à histórica competição da Taça de Portugal de Triatlo. Todos os participantes deverão alinhar na praia de Altura, preparados para percorrer 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Com percursos planos de asfalto em excelentes condições e com apenas dois retornos por volta, a prova oferece condições para uma disputa intensa. Os clubes terão, em Altura, a oportunidade única de conseguir os primeiros pontos da época e de assumir a liderança na prova.

No mesmo dia será realizada uma prova aberta destinada a todos os interessados em participar. Composta por segmentos de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2,5km de corrida, apresenta-se como uma excelente oportunidade para todos os interessados em dar os primeiros passos na modalidade.

O dia seguinte, domingo, será reservado à disputa do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas. Uma competição que será decidida numa única etapa e que apurará, em Altura, o clube Campeão Nacional. A prova será disputada por formações compostas por quatro elementos. Dois de cada género, alternando entre si e percorrendo, individualmente, 300m de natação, 20km de ciclismo e 2,5km de corrida. O vencedor será galardoado não só com título nacional de clubes, como também com a eventual representação de Portugal no Campeonato Europeu de Clubes. Condições que contribuirão para um grande espírito competitivo onde a emoção será, certamente, um elemento em jogo.

A prova de estafetas procura apresentar uma alternativa mais dinâmica às competições colectivas. Aproximando os atletas e clubes portugueses ao formato competitivo utilizado nas provas de nações da ITU e oferecendo um cenário onde o espírito de equipa possa ser estimulado.

O Triatlo de Altura é um evento organizado pela Camara Municipal de Castro Marim e pela Federação de Triatlo de Portugal onde aguardamos ter a nossa família do Triatlo reunida.