Disputou-se esta quarta-feira , o XI Triatlo do Fundão. A prova teve como vencedores Filipe Azevedo e Alexandra Santos do “Águias “de Alpiarça,  respetivamente em masculinos e femininos.

FAAlex

Na prova masculina, Filipe Azevedo, Tomás Azevedo, David Luis e Diogo Silva , atletas do “Águias” de Alpiarça, saíram na frente isolados na natação. Diogo Silva acabou por descolar do grupo na transição, acabando por ficar no 2º grupo juntamente com os atletas Tiago Leão, do Nutrimania Sports Nutrition/Amorense, João Francisco Ferreira do Garmin Olímpico de Oeiras e de Vasco Vilaça do  Teleperformance – “Os Belenenses”.

Na subida a meio do ciclismo, Filipe Azevedo atacou , chegando  com um minuto de avanço para o último segmento sobre o grupo perseguidor, que já tinha alcançado os seus companheiros de equipa, David Luís e Tomás Azevedo.

Na corrida, Filipe Azevedo acabou por gerir a primeira posição e terminou a sua prova com o tempo de 01:02:06 . Já Tiago Leão, Vasco Vilaça e João Ferreira discutiram o pódio até ao último km, mas foram os atletas do Nutrimania Sports Nutrition/Amorense, Tiago Leão,  e Vasco Vilaça do Teleperformance – “Os Belenenses” que ao sprint ocuparam o 2º e 3º lugar do pódio respetivamente, ambos com o tempo de 01:02:18.

Filipe Azevedo

“Correu bem, consegui ser constante durante toda a prova e no final deu um bom resultado.”

Tiago Leão

O objetivo principal era conseguir ficar nos dez primeiros. Sinto- me bem,  mais forte, relativamente às ultimas provas que fiz, como Quarteira e Alcobendas, agora é esperar que tudo corra pelo melhor”

A FTP tentou contatar o 3º classificado Vasco Vilaça, mas não foi possível.

Podio Masc

Na prova feminina, Helena Carvalho (“Águias” de Alpiarça) foi a primeira a sair da água com 45″ de avanço para Andreia Ferrum (“Águias” de Alpiarça), Alexandra Santos ( “Águias” de Alpiarça) e Madalena Almeida (Teleperformance – “Os Belenenses” ). Mafalda Costa ( Garmin Olímpico de Oeiras) terminou o segmento de natação a escassos segundos deste grupo, mas não o conseguiu integrar no segmento de ciclismo.

Na corrida, Alexandra Santos saiu na frente isolada e não largou mais a primeira posição cortando a linha de meta com o tempo de 01:11:30. Ana Filipa Santos, que mais uma vez fez uma prova de traz para a frente, terminou o segmento de ciclismo a 30 segundos das primeiras atletas e já na corrida, recuperou lugares terminando na 2º posição com 01:11:46. O 3º lugar coube a Madalena Almeida que segurou o pódio com o tempo de 01:12:23.

Pódio FEM

Alexandra Santos

“Correu muito bem! Fiz uma natação dentro do meu normal, o ciclismo foi aproveitar o facto de sermos quatro e irmos rodando entre todas e puxando a vez e depois a corrida foi boa, apesar de ser um percurso complicado tanto de ciclismo como de corrida, tive boas sensações-“

Ana Filipa Santos

“Com apenas 72h de diferença entre cada prova, e sendo as duas de observação, torna- se complicado estar bem para as duas. Acabei por acusar o cansaço de sábado. A postura continuou a mesma, apesar de continuar limitada fisicamente. A vontade de ser uma das convocadas para o europeu de triatlo é muito grande.”

Madalena Almeida

“Hoje não me correu muito bem. Apesar de ter saído bem da água e ter estado no primeiro grupo do ciclismo faltou- me pernas na corrida final. Não treinei a semana passada por causa da queda na Áustria e penso que me condicionou um pouco-“

Na classificação por equipas masculinas, o C. D. “Os Águias” de Alpiarça , alcançou o 1º lugar com os atletas Filipe Azevedo, Tomás Azevedo e David Luís. A apenas 14 segundos, o Garmin Olímpico de Oeiras com José Felício , João Francisco Ferreira  e Bernardo Portela alcançou o 2º lugar. Em 3º lugar ficou o Nutrimania Sports Nutrition/Amorense com os atletas Tiago Leão , João Mansos e Filipe Santos.

Na classificação por equipas femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo  C.D “Os Águias” de Alpiarça com as atletas Alexandra Santos, Ana Filipa Santos e Helena Carvalho. O  Sporting CP com Inês Oliveira, Tamára Branco e Mónica Vera Cruz alcançou o 2º lugar.