Realizou-se hoje a Conferência de Imprensa da Taça da Europa de Quarteira 2019
Nesta Conferência estiveram presentes Vasco Rodrigues, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, o Presidente da Câmara de Loulé, Vitor Aleixo, o Presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto, o Diretor Geral do Dom José Beach Hotel, João Soares, o Administrador da P&R Texteis, Duarte Nuno, marca que representa a Onda, o fato oficial das seleções nacionais e que tem uma parceria de 20 anos com a FTP.

O Presidente da Câmara de Loulé salientou o local da prova de Quarteira no passeio marítimo, uma zona requalificada e com excelentes condições para a prática desportiva e do triatlo, não apenas em época de provas, mas também em estágios e também para treinar. Com a prova, o presidente do Município de Loulé faz um balanço positivo:

«Sentimo-nos felizes, vamos continuar a trabalhar bem, estamos convencidos que vai ser mais um momento alto e damos as boas vindas a todos os atletas, treinadores e familiares com a confiança que vai tudo correr muito bem como até aqui».

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, refere ‘que este ano vamos ter um fim de semana de luxo, com um tempo excelente, a boa gastronomia que é sempre possível encontrar na zona, mostrando que Quarteira reúne excelentes condições para ser escolhida como um destino desportivo por excelência’.

O Diretor Geral do Dom José Beach Hotel partilhou as palavras de Telmo Pinto, salientado que para o hotel tem um impacto interessante, até porque ajuda a treinar os colaboradores no sentido de montar uma estrutura de modo a providenciar a melhor qualidade possível a quem passa uns dias neste local’.

Segundo João Soares «a dinâmica do hotal sofre bastantes mudança nestas alturas, desde triatletas a terem que comer às 5h da manhã, bicicletas que circulam pelo hotel, nos elevadores, nos quartos.» Mas saliente que este é um destino bom todo o ano!

E porque os atletas também necessitam de equipamento e a parceria da FTP com a Onda fez 20 anos, Duarte Nuno, administrador da P&R, marca conhecida pelo qualidade de fabrico e que é representante da Onda, fez um excelente balanço desta parceria. «Começámos em 1999 e o Triatlo tem sido a modalidade que mais prémios tem ganho ao longo dos anos, e isso é mérito de todos, atletas, treinadores, Federação, entidades…»

Vasco Rodrigues perspetivou a prova em duas vertentes: organizativa e competitiva: «A Federação e as entidades que aqui estão presentes são parceiras de longa data, o que demonstra o grande trabalho que tem sido realizado, culminando no ano passado com a nomeação da Taça da Europa de Quarteira como prova do ano pela European Triathlon Union». E o presidente da FTP deixa uma nota de agradecimento a todos os que ajudaram a chegar até aqui.

Quanto aos resultados competivos, Vasco Rodrigues, afirma os bons resultados da elite, embora exista sempre um elevado nível competitivo quase igualando a uma Taça do Mundo, e salienta os bons resultados dos Youth e Juniores, com uma época anterior a conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude, várias pódios em Taças e Campeonatos da Europa, afirmando-se como uma das nações mais fortes.

Nesta Conferência de Imprensa participaram também os atletas de elite Vera Vilaça (que participa pela primeira vez nesta categoria), Alexandre Nobre, os juniores Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista e os atletas de elite estrangeiros Laura Lindemann, da Alemanha e Marco van der Stel, da Holanda.

Quantos aos atletas, iniciou-se com Laura Lindemann, umas das atletas mais cotadas a nível de ranking, que participa nesta prova pela segunda vez, a primeira como elite e que veio «para testar a sua forma depois de um estágio de altitude, já que esta é uma competição bem organizada e com uma boa localização, brindada com um excelente tempo, um mar ótimo e um hotel mesmo em frente ao mar a convidar a nadar.» Daí que não tenha participado na WTS, etapa do campeonato do mundo que está a decorrer na Bermuda neste fim de semana.

A outra atleta de elite Vera Vilaça, que tem grande familiaridade com a prova a que assiste desde pequena, participa como elite pela primeira vez: «Estou confiante, venho de uma preparação com bons resultados, por isso vou lutar pelos lugares cimeiros».

Marco Van der Stel, o atleta que participa com as cores da Holanda, marca presença nesta prova pela quarta vez, e espera pelo menos ‘subir ao pódio em terceiro para igualar o número de dorsal’. Além disso, gosta do hotel em frente ao mar, numa excelente praia, com um clima muito bom.

Para Alexandre Nobre, que tem tido alguns altos e baixos devidos a lesões, fez um estágio em altitude com bons indicadores por isso ‘arrisca dizer que estou na melhor forma de sempre. Irei tentar lutar pelos lugares cimeiros, estou confiante. Para o experiente atleta «competir em Quarteira é sempre muito motivador, uma prova emblemática num percurso fantástico e que conta sempre com o apoio do muito público.»

Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista estão no seu último ano como juniores. Para Gabriela, que alinha com o dorsal 5, vai tentar pelo menos igualar o dorsal, até porque sendo a quarta vez que participa nesta prova tem aprendido com os erros e Ricardo Batista, que vai fazer a prova com o número 2, afirma que tem boas expetativas, pois encontra-se num bom período de forma, tal como o final da época passada.