A Federação de Triatlo de Portugal comunica a decisão que decorreu do controlo antidoping efetuado na prova de Pontevedra.

A ITU publica que os atletas Stephen Thompson da Austrália e Nuno José Pereira e Silva de Portugal foram suspensos de participar em competições por violarem os protocolos antidoping ao utilizarem substâncias ilícitas à prática desportiva.

O triatleta português Nuno José Pereira e Silva ficará impedido de competir por um período de dois anos, após ter acusado substâncias ilícitas no controlo antidoping realizado na competição ITU Multisport Triathlon Event em Pontevedra, Espanha. A amostra de urina recolhida continha substâncias adversas de Ephedrine e Oxilofrine, ambas classificadas como estimulantes ilícitos.

O atleta Nuno José Pereira e Silva ficou pelas razões atrás mencionadas impedido de competir a partir de 4 de maio de 2019, no mesmo dia em que a recolha de urina foi efetuada. Os resultados conquistados na competição ITU Multisport Triathlon Event 2019 serão retirados, bem como todos os prémios associados aos mesmos (títulos, medalhas, pontos e prémios monetários). O atleta poderá voltar a competir a partir de 4 de maio de 2021.

O período de inatividade obrigatório de ambos os atletas estender-se-á a todas as competições de qualquer outro desporto e de qualquer nível, bem como noutras competições de triatlo em que a organização escolhida para as mesmas tenha adotado, implementado e obrigado ao cumprimento das regras antidoping da ITU.