O evento de dois dias realizado em Altura reuniu mais de 400 atletas pela disputa de três competições. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Castro Marim e da Federação de Triatlo de Portugal, o 2º Triatlo de Altura apurou os vencedores do Campeonato Nacional de Estafetas Mistas, da etapa inaugural da Taça de Portugal de Triatlo e de uma Prova Aberta.

Disputada sábado, a 1ª Etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi a prova mais concorrida do fim de semana. Juntou mais de 300 atletas e pontuaram 31 formações em masculinos e 8 em femininos. Individualmente, a ainda júnior Madalena Almeida foi a vencedora da competição feminina, numa vitória apertada e apenas decidida no último segmento sobre a cadete do Alhandra Sporting Club, Gabriela Ribeiro, e a experiente do Sporting Clube de Portugal, Liliana Alexandre. Em masculinos a competição teve contornos de várias alterações de posições na liderança. Mateusz Kazmierczak, Portugal Talentus, foi o vencedor da competição também decidida unicamente na corrida. Sagrou-se vencedor com uma curta vantagem sobre o cadete do Teleperformance/Os Belenenses, Vasco Paiva Vilaca. João Francisco Ferreira, triatleta do Sport Lisboa e Benfica que tem vindo a demonstrar estar no bom momento de forma no início desta época competitiva soma mais um pódio alcançando o terceiro lugar da competição masculina.

A etapa foi vencida pelo Alhandra Sporting Club em femininos e pelo Sport Lisboa e Benfica em masculinos. O Sporting Clube de Portugal e o Rio Maior Triatlo completaram o pódio feminino no segundo e terceiro, respectivamente. Enquanto que na competição masculina o Clube Olímpico de Oeiras ocupou o segundo lugar da classificação colectiva e o Rio Maior Triatlo repetiu o terceiro.

Esta manhã teve lugar o Campeonato Nacional de Estafetas Mistas. Uma competição que procurou encontrar as mais afinadas formações nacionais e que foi disputada num formato único no cenário competitivo Nacional. A Prova de estafetas mistas, compostas por 4 elementos (2 de cada género) e em que cada um teve de percorrer o equivalente a uma prova super-sprint (300m-8km-2km) antes de passar o testemunho a um colega de equipa, foi palco de grandes momentos de competitividade e esforço colectivo.

A competição foi dominada pelo Rio Maior Triatlo que ocupou os três primeiros lugares da classificação geral e sagrou-se Campeão Nacional de Clubes de Triatlo Estafetas Mistas. Contudo, para efeitos de Campeonato Nacional apenas a primeira formação poderia ser contabilizada. Nesse sentido o Sporting Clube de Portugal sagra-se vice-Campeão Nacional, numa excelente prestação competitiva em que inicia a prova no 7º lugar após a sua primeira atleta completar percurso, e consegue recuperar posições até ao 4º lugar da geral e 2º do Campeonato. O Clube Olímpico de Oeiras completou o pódio do Campeonato Nacional na terceira posição.

Ficou preenchido mais um grande fim de semana de competição num evento que reuniu, mais uma vez, a família do Triatlo. A próxima competição será o 2º Duatlo da Amadora, disputado dia 26 de Março, onde se encontrarão os campeões nacionais de Grupos de Idade de Duatlo.