PROGRAMA DE APOIO AOS CLUBES

Candidatura

A candidatura ao Programa de Apoio aos Clubes na época de 2025, deve ser feita até ao dia 21 de novembro de 2025, através do preenchimento e submissão deste Formulário de Candidatura.

Documento de suporte para ler atentamente: Programa de Apoio aos Clubes

Finalidade do apoio aos Clubes

Os apoios aos clubes visam fomentar, apoiar e melhorar a prática desportiva, enquanto atividade ligada ao lazer e orientada para uma prática desportiva competitiva.
Assente em vários eixos o apoio integrado introduzido, visa apoiar no desenvolvimento e a estruturação adequada das condições dos clubes, posteriormente colocadas à disposição dos atletas e capazes de promover e estimular o seu crescimento. Igualmente, proporcionar aos treinadores, e demais equipa técnica e de gestão, condições de trabalho mais sólidas e sustentáveis.

É igualmente uma forma de a Federação de Triatlo de Portugal (FTP), devolver aos clubes, enquanto motores do triatlo, o investimento colocado na promoção, evolução e diversificação da modalidade, criando um efeito multiplicador de crescimento.

Pretende-se que os Clubes se possam desenvolver no sentido do ecletismo, abarcando tantos eixos quantos possível, contribuindo desta forma para o crescimento do triatlo do ponto de vista da prática desportiva, mas igualmente da inclusão social, e da valorização das pessoas pessoalmente e enquanto agentes da modalidade.

Beneficiários dos Apoios

  • Clubes com equipas que participam em Campeonatos Nacionais;
  • Clubes com equipas que participam em Campeonatos Nacionais Jovens;
  • Clubes com Escola de Triatlo;
  • Clubes com equipas que participam em Campeonatos Regionais Absolutos;
  • Clubes com equipas que participam em Campeonatos Regionais Jovens;
  • Clubes com atletas com Estatuto de Alto Rendimento de acordo com o Decreto-Lei n.º 272/2009; Portaria 325/2010, de 16 de Junho
  • Clubes com Treinadores de Grau I ou superior
  • Clubes organizadores de eventos

Caracterização e descrição dos apoios aos Clubes

1. Clubes com Escola de Triatlo

Este apoio é atribuído a todos os clubes que possuam na sua matriz uma Escola de Triatlo.

2. Desenvolvimento feminino nos clubes

Este apoio é atribuído aos clubes no sentido de estimular o desenvolvimento dos mesmos no sector feminino, incentivando-os à captação e retenção de mais atletas para a modalidade e incrementando, deste modo, o número de equipas femininas.

3. Equipa técnica dos clubes

Este apoio foi criado para promover o desenvolvimento pessoal e crescimento da qualidade das equipas técnicas nos clubes. Pretendemos com este apoio estimular a procura do conhecimento e crescimento do treinador, valorizando o seu trabalho. Igualmente, queremos impulsionar a formação geral e específica de cada treinador.

4. Clubes com atletas nas Seleções Nacionais

Este apoio é dedicado aos clubes que se façam representar por um ou mais atletas nos trabalhos da Seleção Nacional, desde que esses atletas não se encontrem integrados no Projeto Olímpico da FTP. Para efeito de contabilização dos atletas nas Seleções Nacionais, os atletas no Projeto Olímpico da FTP são excluídos da contabilização.

5. Clubes com Paratriatlo

O Paratriatlo, encontra-se em fase embrionária. Como tal, a FTP, sente a necessidade de apoiar todos os clubes que se encontrem a desenvolver projetos de Paratriatlo.
Este apoio tem como finalidade, incentivar os clubes e treinadores a desenvolver a modalidade juntos de atletas com necessidades especiais.
O Paratriatlo é uma modalidade paraolímpica e deve merecer todo o empenho dos clubes para o seu desenvolvimento.

6. Clubes numerosos

Este apoio é destinado a clubes com um número elevado de atletas licenciados, enquanto reconhecimento do investimento dos mesmos como promotores da modalidade, do seu crescimento, bem como da sua importância nas condições que disponibilizam aos seus atletas, e incentivo ao seu bem-estar.

7. Clubes organizadores de eventos

Este apoio destina-se aos clubes que organizem eventos desportivos, nas diversas vertentes que compõem os Campeonatos Regionais do calendário da FTP.
Pretendemos com este apoio, estimular e promover a iniciativa dos clubes, na organização de eventos em parceria com a FTP, com as autarquias locais e com as entidades privadas na sua área de intervenção, valorizando o trabalho do clube e dos seus parceiros no desenvolvimento e crescimento da modalidade.

APOIO AOS DELEGADOS DOS CLUBES, ATLETAS, TREINADORES E ÁRBITROS PARA DESLOCAÇÃO ÀS ASSEMBLEIAS GERAIS (exceto Assembleias Gerais Eleitorais)

1. Deslocação a provas

O apoio à deslocação é direcionado às competições organizadas pela FTP e pelas Delegações Regionais, em território nacional. Estas compreendem os Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e Campeonato Regional Absoluto e Jovem. Este apoio tem em conta a deslocação do clube para o local da competição.

2. Projeto Olímpico FTP

Este apoio encontra-se definido no documento Projeto Olímpico da FTP, no qual é contemplada uma verba a atribuir aos clubes com atletas no Projeto Olímpico da FTP.

3. Apoio aos delegados dos clubes, atletas, treinadores e árbitros para deslocação às assembleias gerais (exceto Assembleias Eleitorais)

No sentido de incentivar os Clubes e Delegados a estarem representados e a participar de forma ativa, para cada Assembleia Geral é elaborada uma matriz de apoio à deslocação, cujo valor depende da distância do Sede do Clube ao local da mesma.