Carolina Serra e João Ferreira foram os grande vencedores do Campeonato Nacional Individual de Aquatlo que teve lugar em Vila Nova da Barquinha durante o dia de hoje, 15 de Junho. O evento recebeu mais de seis centenas de atletas e foi inteiramente dedicado ao Aquatlo através da disputa de provas pontuáveis para o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo e Campeonato Nacional Jovem bem como da realização de uma prova aberta a todos os interessados em participar.

Na principal prova do evento, que decidia os novos campeões nacionais de aquatlo nos escalões Cadete, Júnior, Sub23, Sénior e Absoluto, o protagonismo da competição poderia ser alcançado ao longo de 750m de natação e 5km de corrida. Com partida assinalada nas margens do Tejo todos os presentes foram desafiados a competir com a bela paisagem local como pano de fundo. Após a saída da água o percurso de corrida atravessou o Parque da Barquinha e levou os atletas correr em terreno misto de alfalto, terra batida e empedrado.

José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro líder da competição masculina. À saída da água foi seguido de perto por André Santos, atleta do CNATRIL Triatlo, mas o principal favoritismo à vitória surgiria momentos depois. Com uma excelente prestação no último segmento da prova João Ferreira, Estoril Praia Fisiogaspar, cortou a meta em primeiro lugar e sagrou-se Campeão Nacional Individual de Aquatlo em termos absolutos. Em segundo lugar na prova terminou Rafael Domingos, Outsystems Olímpico de Oeiras, e Diogo Silva, Portugal Talentus, completou o pódio absoluto no terceiro lugar.

Na competição feminina foi a júnior Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, que esteve em grande destaque. Com um forte segmento de corrida recuperou posições para as principais adversárias e distanciou-se para a vitória na competição. Sagrou-se Campeã Nacional Individual de Aquatlo em termos absolutos e delegou o segundo lugar a Inês Pereira, Alhandra Sporting Club. Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, completou o pódio absoluto feminino na terceira posição.

Nos diferentes escalões em competição assistimos à vitória e, consequentemente, conquista do título nacional de Aquatlo por parte dos seguintes atletas: Maria Tomé, LXTriathlon, e José Pedro Vieira, Clube de Natação de Torres Novas, venceram no escalão Cadete; Carolina Serra, Clube de Natação de Torres Novas, e Bernardo Aguiar, Sport Lisboa e Benfica, no escalão Júnior; Tamára Branco, Sporting Clube de Portugal, e Rafael Domingos, Outsystems Olímpico de Oeiras, no escalão Sub23; e Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, e João Ferreira, Estoril Praia Fisiogaspar, no escalão Sénior.

No mesmo dia, a anteceder a competição do CN Individual, teve lugar a disputa de mais uma etapa do CN Jovem. Centenas de “pequenos” atletas de todo o país alinharam para a partida na pitoresca Vila Nova da Barquinha e percorreram distâncias que variaram de acordo com os seus escalões e que totalizaram entre os 50m de natação e 400 de corrida e os 300m de natação e 2km de corrida. Em simultâneo, apenas no escalão de Juvenis, os títulos de Campeão e de Campeã Nacional de Aquatlo também estiveram à disputa.

Entre todos os participantes foram os vencedores de cada escalão aqueles que mais se evidenciaram. Raquel Sanches, LXTriathlon, e David Teló, Sport Lisboa e Benfica, foram os primeiros no escalão de Benjamins. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Rodrigo Pissarra, Alhandra Sporting Club, venceram no escalão de infantis. Nos Iniciados foram Rafaela Silva e Salvador Montez, Clube Natação do Cartaxo, os grandes vencedores do dia. Enquanto Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Silva, Sport Lisboa e Benfica, foram os melhores entre os Juvenis e sagraram-se campeões nacionais do escalão.

Colectivamente o Alhandra Sporting Club voltou a vencer e somou a quarta vitória consecutiva em etapas do CN Jovem. A formação vila franquense apresentou-se imbatível em provas disputadas no formato de Aquatlo e garantiu a liderança no campeonato. O segundo lugar foi conquistado por intermédio do Sport Lisboa e Benfica e o Clube de Natação de Torres Novas terminou a etapa no terceiro lugar.

Com um conjunto de condições que tronam Vila Nova da Barquinha inigualável para a prática da modalidade houve igualmente espaço para a realização de uma prova aberta. Destinada a todos os interessados em participar e apresentado-se uma excelente oportunidade para todos os que procuram uma primeira experiência no aquatlo, a prova de 300m de natação e 2km de corrida foi vencida por intermédio de Cristiana Martins, em femininos, e de Jorge Sousa, em masculinos.

O evento foi uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e da Federação de Triatlo de Portugal que contou com a parceria do Clube Natação de Torres Novas e que trouxe à região um grande número de atletas para a disputa de importantes competições nacionais.