No dia 6 de julho foi a vez da prova jovem no Fundão, que incluiu o Campeonato Nacional Jovem de Clubes e CN Juvenis

O Duatlo Jovem do Fundão contou com a 5º etapa do Campeonato Nacional Jovem, disputada no formato de duatlo e com o Campeonato Nacional de Juvenis de Duatlo que, sendo prova única, apurou diretamente os campeões nacionais juvenis.

O percurso do Duatlo foi realizado em asfalto, no centro do Fundão, com as distâncias adaptadas aos escalões dos atletas.

Campeonato Nacional de Juvenis no Duatlo Jovem do Fundão

Beatriz Boal, do Clube Natação do Cartaxo, alcançou o título de Campeã Nacional de Juvenis, Luísa Miranda, do Sport Lisboa e Benfica foi vice-campeã, euqnato Rafaela Cananó Silva, do Clube Natação do Cartaxo, alcançou a terceira posição.

Em masculinos, Bernardo Boal, do Clube Natação do Cartaxo, foi campeão nacional, com João Nuno Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, a conquistar a posição de vice-campeão e Christian Dias, do ADRAP, a subir ao pódio na terceira posição.

No dia seguinte à competição realizou-se uma atividade para todos os jovens e familiares, relacionada com os produtos da região, neste caso a famosa cereja do Fundão. Um grupo de 16 jovens e 10 adultos, acompanhados pelo treinador da escola de Triatlo do SFRAA, Jorge Passos, participou na ‘apanha da cereja’. A pessoa responsável pela visita levou os triatletas a um pequeno pomar de cerejeiras, onde cada pessoa, depois de uma explicação pode apanhar corretamente as cerejas, colher algumas delas para um cesto e deliciar-se enquanto degustava este saboroso fruto. Uma atividade simples, mas que levou ao convívio de miúdos e graúdos, que puderam sair do contexto do triatlo e da competição. «Foi muito interessante, a maioria das pessoas, se não todas, nunca tinha apanhado fruta, a atividade em si e o convívio que proporcionou foi muito positivo numa manhã muito bem passada», explicou Jorge Passos.

Durante a tarde, os triatletas mais novos puderam assistir à Taça de Portugal, onde demonstraram o seu apoio aos outros triatletas mais experientes. Este Triatlo contou com a participação especial de Bruno Pais, natural do Fundão, a quem agradecemos a sua preciosa colaboração na motivação dos atletas. O triatleta e atual coordenador do Estoril Praia Credibom deu autógrafos, conviveu com os mais jovens e demonstrou muita disponibilidade e gosto pela sua presença nesta prova jovem.

Consulte o ranking do Campeonato Nacional Jovem de Clubes, depois de 6 etapas concluídas aqui

O III Triatlo David Vaz foi uma organização da Câmara Municipal do Fundão, Associação David Vaz, Clube de Triatlo do Fundão e Grupo de Convívio e Amizade das Donas, e contou o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.

Falta apenas a etapa final do Campeonato Nacional Jovem de Clubes que se realiza no dia 13 de julho em Abrantes.