Penafiel recebeu atletas de todos os cantos do país para a realização de um grande evento dedicado ao todo-o-terreno. Sábado e domingo, 19 e 20 de Agosto, foram dias de competição do Campeonato Nacional Individual de Triatlo e de Duatlo Cross, num dos melhores cenários do país para a prática da modalidade nesta variante.

Brindados pela paisagem do rio Tâmega e pelos desafiantes percursos da região, todos os participantes foram desafiados a competir, no sábado, ao longo de 750m de natação, 21,6km de ciclismo e 5km de corrida final. Na frente masculina do CN Individual de Triatlo Cross o grande destaque foi para a prestação de Rafael Domingos. O triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras liderou a prova desde os momentos iniciais e aproveitou as suas qualidades no segmento de ciclismo para dilatar a vantagem para a concorrência. No final, Domingos cortou a meta com uma vantagem superior a dois minutos para o segundo classificado, o triatleta do BH Porto Triatlo, Tiago Maia. Hugo Baluga Amiciclo Grândola completou o pódio masculino na terceira posição.

Nas senhoras, foi Filipa Gonçalves quem aproveitou a exigência dos percursos da região para se sagrar Campeã Nacional Individual de Triatlo Cross. Última à saída da água, a triatleta do Núcleo do Sporting da Golegã procurou alcançar as adversárias e provou que nesta vertente da modalidade o segmento de ciclismo é muitas vezes decisivo. Cortando a meta com uma vantagem para a concorrência próxima a dois minutos. Rita Maria Lopes, Sporting Clube de Espinho, registou os melhores parciais de natação e de corrida que lhe valeram a subida ao segundo lugar do pódio Nacional feminino. Marisa João, do Outsystems Olímpico de Oeiras, foi terceira classificada.

A manhã de domingo ficou marcada pela disputa do Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross. Com a cidade de Penafiel a representar o coração da prova, os atletas que procuraram a conquista dos títulos nacionais de duatlo enfrentaram a altimetria exigente e o desafio técnico de alguns troços da competição ao longo de 5km de corrida, 24,5km de ciclismo e 2,5km de corrida.

Na competição feminina observamos ao domínio de Sheila Azevedo Marques que se sagrou Campeã Nacional Individual de Duatlo Cross de forma categórica. A atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras liderou a prova desde os momentos iniciais e procurou aumentar a vantagem ao longo de todo o percurso. Com o melhor parcial da competição em todos os segmentos, Sheila Marques cortou a meta com uma vantagem para a segunda classificada próxima de oito minutos. A Campeã Nacional de Triatlo Cross, Filipa Gonçalves, foi segunda classificada e Marisa João voltou a subir ao terceiro lugar do pódio Nacional.

Nos homens a disputa pelo título foi intensa, tendo sido definitivo apenas o último segmento da prova. Rui Narigueta, Outsystems Olímpico de Oeiras, registou o melhor parcial nos 2,5km de corrida final e sagrou-se Campeão Nacional Invidual de Triatlo Cross. Rafael Domingos voltou a estar em grande destaque no decorrer da competição ao disputar a liderança e subir ao segundo lugar do pódio. José Rodrigues, Associação Mozinho Aventura, apresentou a melhor performance no ciclismo e terminou a prova na terceira posição.

O evento Sentir Penafiel marcou o calendário nacional pela oferta competitiva única que se traduziu na disputa dos campeonatos nacionais de triatlo e duatlo na variante cross. A organização conjunta da Câmara Municipal de Penafiel, da Associação Mouzinho Aventura e da Federação de Triatlo de Portugal foi responsável pela oportunidade dada a centenas de atletas que competiram num cenário ideal e que permitiu o apuramento dos novos Campeões Nacionais de Cross.