O C.D.Corticeiras e o Ludens Machico/Máxima Dinâmica foram os grandes vencedores da última etapa da Taça de Portugal de Triatlo. O derradeiro capítulo da competição levou clubes e triatletas à cidade insular do Funchal e ofereceu a possibilidade de competir num dos mais belos cenários do país.

Na competição masculina Bruno Freitas esteve em grande destaque e venceu a prova de forma dominante. Com o melhor parcial no segmento de natação, o triatleta que encabeçou a formação do Ludens Machico/Máxima Dinâmica isolou-se na frente da prova e enfrentou os 20km de ciclismo com vontade de vencer. Sem nunca ser anulada a vantagem que conseguiu construir, Bruno Freitas correu no segmento final da prova para cortar a meta com uma diferença superior a 2 minutos para o segundo classificado, o seu colega de equipa Pedro Prioste. Pedro Sousa, Andorinha, completou o pódio masculino na terceira posição.

Durante a competição feminina foi possível observar o mesmo domínio por parte de uma triatleta. Carolina Boulhosa, G.D. Corticeiras, foi a primeira a terminar os 750m de natação nas águas do Oceano Atlântico e isolou-se na frente da prova para nunca mais ser acompanha pela concorrência. A jovem atleta cortou a meta com uma vantagem superior a 1 minuto e subiu ao lugar mais alto do pódio individual feminino. Em segundo lugar terminou Joana Sousa, Clube Desportivo Aquático – Venda do Sócio, e Susana Lourenço, ACD Jardim da Serra, foi terceira.

Em termos coletivos o C.D.Corticeiras e o Ludens Machico/Máxima Dinâmica foram os grandes vencedores da etapa. Na competição masculina o pódio foi completado pelo G.D. Corticeiras, em segundo, e pelo Clube Desportivo Escola Santana, em terceiro.

A Taça de Portugal de Triatlo do Funchal foi uma organização conjunta da Associação Regional de Triatlo da Madeira e da Federação de Triatlo de Portugal que contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e do Turismo da Madeira.