Um sétimo e nono lugares na Taça da Europa de Triatlo que se disputou, esta manhã, em Viena, foram os resultados mais destacados da participação de Portugal na competição. A proeza foi alcançada por Alexandra Santos que, na prova feminina, ficou no sétimo lugar da classificação. A atleta do Águias de Alpiarça esteve sempre no pelotão da frente, terminando num dos primeiros lugares, depois de uma prova determinada no último segmento.

Na prova feminina, os resultados poderiam ter sido ainda mais relevantes para Portugal, não fosse o azar Luisa Condeço, no segmento de ciclismo, ao partir-se o cabo de mudanças da sua bicicleta e ter obrigado à sua desistência. No segmento anterior, a atleta do Águias de Alpiarça obtivera um resultado parcial excelente, ao sair da prova de natação em quarto lugar.

Meninas

Foi também no segmento de bicicleta que outra atleta portuguesa, Madalena Amaral Almeida, desistiu, devido a uma queda, originada por um furo. No primeiro segmento, a atleta do Belenenses tinha estado a um bom nível, saindo para o parque de transição integrada no primeiro pelotão.

Na prova masculina, o destaque vai inteiro para o nono lugar da classificação geral obtido por Tiago Leão, apesar do inicio auspicioso de prova do outro atleta português, Tomás Azevedo, que terminou o segmento inicial de natação em terceiro lugar, integrando um grupo restrito de seis atletas que se distanciaram na água. O atleta Tiago Leão saiu um minuto depois e na prova de ciclismo foi recuperando terreno para o grupo da frente, onde seguia o seu compatriota, Tomás Azevedo. No início da última volta do percurso de ciclismo, Tiago Leão tinha um atraso de vinte segundos em relação ao grupo da frente, mas após um final de percurso de grande categoria, o atleta português juntou-se ao pelotão que liderava a prova e já entrou em terceiro lugar no parque de transição.

meninos

No inicio do terceiro segmento, de corrida, os dois atletas portugueses correram lado a lado, no grupo da frente, até ao início da segunda volta, quando Tiago Leão impôs um ritmo mais forte, tendo terminado em nono lugar da classificação geral, deixando Tomás Azevedo um pouco mais para trás, fixando-se no 15º lugar.

Alexandra Santos

“Senti-me bem a nadar, o ciclismo foi fácil , éramos muitas e foi complicado subir no grupo, por isso mesmo andei sempre mais atrás. Na corrida não me senti muito bem, ia muito contraída e não consegui soltar. Aguentei-me bem na primeira volta, mas depois quebrei e acabei por ser passada mesmo no final.”

Luísa Condeço

Tive azar! Hoje podia ter sido um bom dia. A natação correu muito bem. Saí em 4º lugar na água e do parque de transição. Depois, o primeiro grupo apanhou-nos às 4 e no final da primeira volta deixei de conseguir por mudanças. Ainda fiz a 2ª volta mas sem mudanças e foi impossível continuar. Tive mesmo de encostar.

Madalena Almeida

Sai dentro do top 20 na natação, mas pouco depois de ter começado o ciclismo, caí com mais uma atleta. Quando ia a voltar a bike, reparei que tinha o pneu da frente furado e como ninguém me deu uma roda, não pude acabar a prova.”

Tiago Leão

Saí com um minuto de atraso para o grupo da frente nas três primeiras de quatro voltas. Tivemos de trabalhar muito para apanhar o grupo e na última conseguimos colar, entrando em 3º do parque e fazendo novamente o melhor tempo do ciclismo. Na corrida foi de trás para a frente e depois de algum atraso na transição saí em 12º do parque e acabei em 9º lugar. Objetivo Cumprido!”

Tomás Azevedo

Saí nos primeiros lugares da água com uma natação fácil. No ciclismo começámos seis a rodar mas fomos apanhados por dois grupos grandes. Na corrida comecei forte e  cheguei a ser 12º, mas depois quebrei para 15º lugar.

 

PARABÉNS A TODOS!!