A triatleta portuguesa Ana Filipa Santos é bicampeã ibérica de Triatlo de media distânciaDia 17 de junho realizou-se o Triatlo de Salamanca 2018 que recebeu o Campeonato Ibérico de Média Distância, uma prova que integra os calendários competitivos da Federação de Triatlo de Portugal e da Federação Espanhola de Triatlo. A primeira edição foi o ano passado em territorio nacional, em Monte Gordo, e este ano passou para Espanha, tendo recebido 50 portugueses. O Clube de Praças da Armada / Marinha Portuguesa venceu a competição por equipas, tendo o atleta Jorge Duarte deste clube conquistado um lugar no pódio com a medalha de bronze.

No total, foram quase 400 triatletas que alinharam à partida na distância média e standard e que puderam desfrutar do melhor de Salamanca, da vista do rio da Ponte Romana, ou da catedral da bela cidade espanhola.

O percurso de natação realizou-se no rio Tormes, junto à catedral de Salamanca e à ponte de Juan Carlos I. 1,9k, na média distância e 1,5km para a distância standard. O ciclismo passou pela ponte Romana, com quatro voltas para a média distância e duas na distancia standard, com transição no Passeio do Congresso.

Os pódios em português do Campeonato Ibérico

Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, é bi campeã ibérica de triatlo de média distância

Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, é bi campeã ibérica de triatlo de média distância

Em femininos a vitória foi portuguesa com Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, a ficar na primeira posição; a triatleta portuguesa que tinha ganho a primeira edição do Campeonato Ibérico em Monte Gordo revalidou assim o título, conseguindo uma vantagem de quase dois minutos sobre Cristina Roman e a Verónica Uribe, na segunda e terceira posições respetivamente.

«Foi uma prova desafiante, com um percurso de natação com corrente no retorno, um percurso de ciclismo com ‘sobe e desce’ e com piso sinuoso. A corrida passa também por um circuito urbano com o piso em paralelo, tem um pouco de tudo», explica Filipa. A triatleta portuguesa encontra-se ainda numa fase de carga em preparação para o Campeonato do Mundo que se irá realizar na Dinamarca, no dia 14 de julho. «Sabia que provavelmente me iria sentir mal, mas ser triatleta é mesmo isso, temos que nos preparar para as piores sensações e saber lidar com elas!» Para Ana Filipa Santos, que alinhou à partida com alguma esperança de ganhar em Salamanca, é necessário arranjar estratégias mentais para ultrapassar as dificuldades. «Eu uso uma técnica que que chama ‘ancoragem’, que consiste em pensar numa coisa ou situação muito boa; tento agarrar-me mentalmente a isso, para poder ‘sair’ um pouco daquele sofrimento». A triatleta nacional isolou-se logo na água, mantendo a posição ao longo da prova, ficando satisfeita por ter alcançado o objetivo do primeiro lugar! A próxima meta está marcada para dia 14 de julho…

Para consultar mais informações sobre a prova poderá consultar o sitio oficial na internet em www.triatlonmediadistanciasalamanca.es

Consulte todos os resultados aqui 

Clube de Praças da Armada / Marinha Portuguesa vencedor do Campeonato Ibérico de Média Distância, veja a notícia completa aqui