A Amora recebeu centenas de triatletas de todas as idades que competiram na prova pontuável para o Campeonato Nacional Jovem, prova aberta e prova de observação que se realizaram sábado, dia 06 de Maio.

A manhã, reservada à competição jovem, começou com uma verdadeira enchente de cinco centenas de inscritos que procuraram integrar as formações dos seus clubes da melhor forma. Divididos por escalões os triatletas foram desafiados a percorrer distâncias que variaram entre os 50m de natação, 1km de ciclismo, 400m de corrida e os 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida. Os percursos foram marcados pela paisagem ribeirinha sempre presente e que contribuiu para o cenário do evento.

A competição pela quinta etapa do Campeonato Nacional Jovem ficou marcada pela introdução do segmento de natação na época de 2017. Assistimos com orgulho a inúmeros momentos de aprendizagem, harmonia e gosto pela modalidade e destacamos os vencedores individuais dos demais escalões. Diana Marcelino, Sport Lisboa e Benfica, e Ricardo Pissarra, Alhandra Sporting Club, venceram a prova na categoria de Benjamins. Cassilda Carvalho, Sport Lisboa e Benfica, e Duarte Moreira, Fátima Escola de Triatlo, conquistaram o escalão de infantis. Rafaela Silva e Bernardo Boal, Clube Natação do Cartaxo, foram os vencedores em Iniciados. Inês Rico, Alhandra Sporting Club, e Alexandre Montez foram os melhores entre os Juvenis.

Em termos coletivos a conquista da etapa foi levada a cabo por intermédio do Alhandra Sporting Club. Naquela que foi a prova que marcou o início das competições de triatlo no Campeonato Nacional Jovem a formação Vila-franquense provou as suas intenções de disputa pelo título e somou a segunda vitória da temporada. O Sport Lisboa e Benfica terminou a prova no segundo lugar e o Clube de Natação de Torres Novas foi terceiro.

No início da tarde da sábado houve lugar para a realização de uma prova aberta e de uma prova de observação. Ambas disputadas ao longo de 300m de natação, 8km de ciclismo e 2km de corrida, a prova aberta foi destinada a todos os interessados em participar ao passo que a prova de observação reservou-se a receber atletas do escalão Cadete. Catarina Rodrigues, Rio Maior Triatlo, e João Mansos, Associação Naval Amorense, foram os melhores entre todos os que participaram na prova aberta. Na prova de observação foram Gabriela Ribeiro, Alhandra Sporting Club, e Ricardo Batista, Clube de Natação de Torres Novas, os que se destacaram e conquistaram a vitória.

O V Triatlo Jovem da Amora foi uma organização da Associação Naval Amorense e da Junta de Freguesia da Amora, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal. O evento recebeu a participação de um grande número de triatletas responsáveis por preencher e dinamizar a freguesia num dia repleto de emoções e de gosto pela nossa modalidade.