O Alhandra Sporting Club foi o grande vencedor da terceira etapa da Taça de Portugal de Triatlo. Disputada durante o dia de hoje, 29 de Abril, na Lagoa da Ervedeira, a prova recebeu perto de três centenas de triatletas de todo o país que competiram com as aspirações coletivas como objectivo primordial.

Num evento único que uniu a Lagoa da Ervedeira e a Praia de Pedrogão como principais palcos, a competição fez-se percorrer sob fortes andamentos até aos seus momentos finais. Após 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida foi Luis Ferreira, Alhandra Sporting Club, o primeiro a cortar meta. Com a menor diferença possível para o primeiro classificado, Miguel Fortunato, igualmente triatleta do Alhandra Sporting Club, terminou a prova na segunda posição. Em terceiro lugar e a encerrar os lugares de pódio masculino classificou-se Afonso Feijão do Outsystems Olímpico de Oeiras.

Na competição feminina foi a Júnior Madalena Almeida, Alhandra Sporting Club, a primeira a cortar instalada na praia de Pedrogão. Andreia Ferrum, Outsystems Olímpico de Oeiras, surgia no seu encalce a apenas quatro segundos e terminou a prova na segunda posição. O terceiro lugar da competição foi ocupado por Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club.

Em termos competitivos o Alhandra Sporting Club foi dominante e arrecadou a vitória da etapa nas duas frentes. O Sporting Clube de Portugal foi segundo classificado nas mulheres, após duas vitórias consecutivas em etapas da Taça de Portugal, e o Outsystems Olímpico de Oeiras foi terceiro. Nos homens o Outsystems Olímpico de Oeiras repetiu a classificação obtida em Quarteira e Altura ao terminar na segunda posição, e o CNCVG obteve a sua melhor classificação nesta edição da competição subindo ao terceiro lugar.

No mesmo dia houve lugar para a realização de uma Prova Aberta que recebeu triatletas que aceitaram o desafio de testar as suas capacidades ao longo de 300m de natação, 8,4km de ciclismo e 2km de corrida. Margarida Razões, Clube de Natação de Torres Novas, e Diogo Ramos, Associação Naval Amorense, foram os grandes vencedores da prova.

O II Triatlo da Lagoa da Ervedeira, Leiria, foi uma organização da Câmara Municipal de Leiria e da Federação de Triatlo de Portugal que reuniu triatletas de todas as idades para a disputa de mais uma etapa da mítica competição da Taça de Portugal de Triatlo e pela paixão por esta nossa modalidade. A próxima etapa será disputada em Matosinhos no dia 14 de Maio e esperamos a presença de todos para o desenrolar de mais um grande evento.