O Alhandra Sporting Club foi o grande vencedor da última etapa do Campeonato Nacional de Clubes 2017, disputado hoje, dia 30 de Setembro, na Figueira da Foz. A formação foi a mais forte entre as presentes na frente masculina e feminina e somou o maior número de pontos disponíveis na derradeira oportunidade para fazer a diferença nas contas do Campeonato Nacional.

Acolhida num formato diferente do habitual, a competição reuniu centenas de atletas e dezenas de clubes para a disputa de uma prova que ficou marcada pela intensidade do espírito coletivo. Depois de Vila Real de Santo António e do Sabugal, foi a vez da Figueira da Foz receber aquela que é a mais cobiçada competição coletiva no nosso país. A derradeira etapa levou os triatletas a percorrer 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida com a peculiaridade de o fazerem em modo contra-relógio por equipas. As várias formações fizeram-se valer da qualidade individual de cada atleta alinhada com a sua capacidade de entrega e espírito de equipa, tornando esta etapa no verdadeiro exemplo do trabalho colectivo.

Com a foz do Mondego como pano de fundo as formações foram brindadas com o cenário oceânico e cumpriram uma prova intensa que foi disputada até aos momentos finais. O Alhandra Sporting Club voltou a mostrar qualidade coletiva e provou ser as mais afinada formação do dia. Ainda que com uma curta vantagem em ambas as frentes a formação alhandrense suplantou o Outsystems Olímpico de Oeiras, em femininos, e o Clube de Natação de Torres Novas, em masculinos. O Sporting Clube de Portugal e o Portugal Talentus completaram o pódio feminino e masculino, respectivamente, no terceiro lugar.

O evento organizado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e Federação de Triatlo de Portugal permitiu a clubes, atletas e espectadores a partilha e desfruta de um evento e cenário competitivo únicos que marcaram, mais uma vez, o calendário competitivo nacional de triatlo.