Alexandre Montez conquista medalha de ouro na Taça da Europa de Banyoles.
Realizou-se dia 6 de setembro, em Banyoles, Espanha, a Taça da Europa de Triatlo Júnior com um atleta nacional a subir ao mais alto lugar do pódio.

Alexandre Montez superiorizou-se a todos os outros triatletas em prova com o tempo de 00:53:16. «Geri bem a natação, inseri-me no primeiro grupo de ciclismo onde os espanhóis estavam em maioria e acabei por ganhar vantagem na corrida, passando a meta na primeira posição.»

Alexandre Montez partilhou o pódio com Esteban Fouz (00:53:42) e Joan Reixach Abril (00:54:00)

Alexandre Montez (00:53:16) partilhou o pódio com Esteban Fouz (00:53:42) e Joan Reixach Abril (00:54:00)

A prova feminina contou também com medalhas, com Maria Tomé a subir ao segundo lugar do pódio com o tempo de 01:00:26. Saiu da natação nos primeiros lugares, controlando na frente da prova, conquistando assim o galardão de prata.

Esta prova contou com a participação total de nove triatletas portugueses com Beatriz Santos, Inês Rico, Joana Oliveira, Maria Tomé e Mariana Vargem a representar as cores nacionais na prova feminina, enquanto Alexandre Montez, Gonçalo Oliveira, João Chagas e Rodrigo Rodrigues disputaram a competição masculina.

Inês Oliveira, Beatriz Santos, Mariana Vargem, Maria Tomé e Inês Rico

As triatletas Joana Oliveira, Beatriz Santos, Mariana Vargem, Maria Tomé e Inês Rico

São muito positivos os indicadores destes atletas mais jovens, todos eles a classificarem-se no top 10 da competição masculina, enquanto na prova feminina também se obteve muito bons resultados, onde sobressaem a segunda e quinta posições. Os atletas têm evidenciando o excelente potencial da próxima geração, sendo que a retoma das provas internacionais proporciona uma experiência competitiva importante para todos, sobretudo para aqueles para quem esta experiência é ainda escassa.

Resultados da Taça da Europa de Banyoles

Além da medalha de ouro de Alexandre Montez, seguiu-se João Chagas que conquistou a 5ª. posição com 00:54:10, Gonçalo Oliveira que fez 8º. lugar com a marca de 00:54:31 e Rodrigo Rodrigues que completou a prova na 10ª. posição com o tempo de 00:55:08.

Depois da prata alcançada por Maria Tomé, Inês Rico alcançou a 5ª. posição com o tempo de 01:00:54, Joana Oliveira ficou no 14º. lugar ao completar a prova em 01:03:10 seguida de Beatriz Santos que, com o tempo de 01:03:30, conseguiu a 15ª. posição. Mariana Vargem fechou a classificação nacional no 19º lugar com 01:04:11.

Todos nossos triatletas estão de parabéns por todo o esforço suplementar exigido devido à situação da pandemia, numa altura em o regresso gradual às provas se estabelece como uma prioridade.

Veja todos os resultados aqui