Disputou-se este sábado no Sabugal,  a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes em Triatlo, que teve como vencedores Pedro Laginha Palma do MOTRINDE – Clube dos Galitos e Luisa Condeço do “Águias”de Alpiarça.

Na classificação por Equipas Masculinas, o ” Águias” de Alpiarça, alcançou o 1º lugar com os atletas Diego Paz, Tomás Azevedo e Duarte Marques. O Portugal Talentus com Antonio Benito, Jorik Van Egdom e Pedro Afonso Gaspar, alcançou o 2º lugar. Em 3º lugar ficou o Garmin Olímpico de Oeiras com Bernardo Portela, Afonso Garcia e José Felicio.

Na classificação por equipas Femininas, o lugar mais alto do pódio, foi alcançado pelo C.D. “Águias” de Alpiarça com as atletas Luisa Condeço , Rocio Molas e Helena Paula Carvalho. O Alhandra Sporting Clube com Ana Filipa Ferreira, Ana Filipa Sampaio e Sofia Hipólito alcançou o 2º lugar. No último lugar do pódio, ficou a Associação Académica de São Mamede , equipa constituída pelas atletas Carla Mendes, Carolina Silva e Maria Joana Creissac.

Na prova masculina e no final do segmento de natação, Rui Tenrinho , Tomás Azevedo e Pedro Laginha Palma foram os primeiros a chegar ao parque de transição, para iniciarem o segmento de ciclismo.

Após 40 km a pedalar Tomás Azevedo e Pedro Laginha Palma, chegaram isolados ao parque de transição, seguidos um pouco mais atrás por Diego Paz. Após mais de um minuto de atraso, chegou um pelotão com cerca de 20 atletas, onde se encontravam nomes como,  Duarte Marques,  Gil Maia, Rui Tenrinho, Pedro Gaspar e António Benito, entre outros.

No segmento de corrida Pedro Palma partiu mais rápido que o seu companheiro de fuga, cortando a meta completamente isolado. Na corrida, os atletas espanhóis Diego Paz e Antonio Benito, demonstraram ser mais fortes que os restantes atletas e terminaram a prova, respetivamente em 2º e 3º lugar. O pódio final da prova masculina, ficou composto por Pedro Laginha Palma do MOTRINDE – Clube dos Galitos que alcançou o 1º lugar em 02:00:48. Diego Paz do “Águias” de Alpiarça em 2º lugar com 02:02:31 . Em 3º lugar e a fechar o pódio, Antonio Benito da Portugal Talentus completou a sua prova com o tempo de  02:02:55.

Pedro Laginha Palma, após ter parado 2 semanas devido a uma queda em Auckland, veio para esta prova apenas com uma semana de treino. Em declarações à FTP, Pedro Palma, refere que “vinha já com a ideia de fazer o ciclismo o mais duro possível. Vim sozinho, logo no inicio com a companhia do Tomás Azevedo, colaboramos muito bem e fomos ganhando tempo e depois disso, a prova acabou por decidir-se”. O atleta apercebeu-se que ia vencer a prova, logo na primeira volta da corrida. Diz-nos que ” Tive noção da vantagem que tinha, controlando e gerindo bem o que fiz e acabei por ganhar a prova.”

O segundo classificado Diego Paz, começa por referir que, “No final só tive de fazer os últimos 20 km sozinho”. O atleta considera importante trabalhar em equipa, “já que os meus colegas estavam a travar os outros”.

O atleta espanhol António Benito elogiou os atletas portugueses, principalmente no segmento de natação.

“Os portugueses nadam muito rápido”, confessa Benito que deu o seu máximo no segmento de natação.

No segmento de corrida, Benito diz-nos que “corri o máximo que pude e estou feliz!”.  

Na prova feminina , no segmento de natação, Helena Carvalho do “Águias” de Alpiarça, conquistou alguma vantagem relativamente às restantes atletas, mas quem se acabou por destacar foi a Luísa Condeço, que no segmento de ciclismo isolou-se, acabando por chegar ao parque de transição isolada, com significativa vantagem face às restantes competidoras, acabando por vencer a prova.  Nos restantes lugares do pódio Rocio Molas e Ana Filipa Ferreira, terminaram respetivamente em 2º e 3º lugar. O pódio no género Feminino, ficou assim composto pela atleta do C.D. “Águias” de Alpiarça, Luisa Condeço, a vencer em 02:22:09. Em 2º lugar Rocio Molas do mesmo clube em 02:23:27, logo seguida da atleta Ana Filipa Ferreira com o tempo de 02:26:26 .

A atleta vencedora afirma que “O trabalho de equipa fez a diferença nesta prova. Trabalhámos o máximo possível juntas para conseguir ter algum avanço”. A atleta confessa que não estava à espera deste resultado. “Tentei dar o meu máximo e para mim isto foi um feito incrível ter conseguido ganhar!”.

Rocio Molas afirma que, “gostei muito da prova, com muitas subidas e descidas. A paisagem era bonita e acabei por divertir-me a fazer esta prova”, termina dizendo.

“Foi o segmento de ciclismo que fez a diferença toda na prova” afirma a atleta do Alhandra Sporting Clube, Ana Filipa Ferreira. “O vento não ajudou e caso tivéssemos isolados e sozinhos sem grupo era muito complicado”. Para a atleta, a corrida foi também um pouco complicada com “algumas subidas e para quem fez algum desgaste com a bicicleta torna-se um bocadinho duro”, conclui.

O mau tempo, acabou por condicionar a prova com muita chuva e ambiente húmido para a prática da modalidade, mas tudo acabou por correr bem neste dia frio e cinzento.

Consulte os resultados da prova!