Adiados os Jogos Olímpicos ainda sem data marcada.

Declaração União Internacional de Triatlo (International Triathlon Union – ITU)  – Comité Olímpico Internacional (International Olympic Committe – IOC)

Há menos de 24 horas foi transmitida a informação que o Comité Olímpico Internacional iria estudar diferentes cenários para Tóquio 2020, contactamos-vos hoje para partilhar as informações mais recentes. O Comité Olímpico Internacional e Tóquio 2020 enviaram uma atualização a dizer que «nas circunstâncias atuais e com base nas informações fornecidas pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente do IOC e o primeiro ministro do Japão concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio deveriam ser reagendados para depois de 2020, com data limite até ao verão de 2021, para salvaguardar a saúde dos atletas, e de todos os envolvidos nas olimpíadas e na comunidade internacional. Logo a seguir, o Comité Paralímpico Internacional anunciou que os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 seriam adiados para 2021.

Estamos a trabalhar em consonância com o Comité Paralímpico Internacional, assim como todos os parceiros para encontrar datas e opções. Como é compreensível, é necessário algum tempo para encontrar datas e soluções, pelo que apelamos à compreensão e cooperação neste tema. Voltaremos com mais informações assim que conseguirmos as respostas adequadas.

Marisol Casado
Presidente da União Internacional de Triatlo
Membro do Comité Olímpico Internacional

Declaração do Comité Paralímpico Internacional

Adiamento do Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

Informamos que os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 foram adiados. A decisão foi recentemente tomada pela administração executiva do Comité Paralímpico Internacional e pelo governo japonês, com o total apoio do Comité Olímpico Internacional que se juntou à reunião do Comité Paralímpico Internacional.

Adiar os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 por causa da pandemia global COVID 19 é a decisão mais acertada neste momento. A saúde e bem-estar das pessoas tem que ser uma prioridade, não sendo de todo possível manter um evento desportivo de qualquer tipo durante a pandemia.

Estamos perante uma situação sem precedentes com a difusão imprevisível da doença a ter atualmente impacto em todos os países do mundo. A 23 de março, segunda-feira, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse que a pandemia do COVID 19 está em processo de ‘aceleração’. Existem mais de 375.000 casos registados em todo o mundo e o número está sempre a aumentar. Baseado nesta informação disponibilizada pela OMS hoje (24 de março), tornou-se evidente que os Jogos teriam que ser adiados para se conseguir salvaguardar a comunidade internacional. Com este adiamento, é necessário determinar, em conjunto com os parceiros, a data exata para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no próximo ano. Os Jogos serão adiados para depois de 2020, mas não irá ultrapassar o verão de 2021. É preciso informar os atletas para se manterem protegidos e protegerem a sua saúde a todo o custo.

Até lé, esperamos que se mantenha protegido juntamente com os seus familiares durante estes tempos tão difíceis que vivemos à escala mundial.

Andrew Parsons
Presidente do Comité Olímpico Internacional