A modalidade reabriu em junho, mas o Calendário Nacional recomeçou dia 19 de julho
Com o objetivo de reabrir o Triatlo e retomar os eventos desportivos, fundamentais para a vitalidade da modalidade, a Federação de Triatlo de Portugal, de acordo com os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) e a Resolução do Conselho de Ministros n.º 40-A/2020, de 29 de maio de 2020, elaborou um Plano de Contingência para delinear as principais medidas de prevenção e controlo a implementar no âmbito das Competições Desportivas. (pode consultar o documento aqui)

Tendo em conta a implementação desse plano de contingência para as provas desportivas, os eventos recomeçaram nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho no dia 28 junho, ocorrendo sem público para testar a implementação das condições de segurança. Seguiu-se a segunda prova à porta fechada no dia 12 de julho, realizada também em Montemor-o-Velho, e a modalidade reabriu o seu calendário competitivo no dia 19 de julho em Abrantes com a Taça de Portugal de Triatlo e o Campeonato Nacional de Duatlo Cross, provas abertas ao público tal como sucedia no período anterior à pandemia por COVID 19. Estas competições contaram por isso com o importante aplauso da grande família da modalidade, que se encontrou novamente reunida para motivar os atletas a dar o seu melhor.

No dia 1 de agosto, realizou-se o Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas Mistas, onde as regras de segurança foram mais uma vez testadas em Montemor-o-Velho, depois de ter havido alguns ajustes fruto de uma análise cuidadosa dos procedimentos de provas anteriores.

Passados 14 dias desde a realização da última prova nacional, existem até ao momento zero infetados em competições, o que é um sinal extremamente positivo e indicador que estamos todos a realizar um bom trabalho. No entanto, é também importante lembrar que, segundo o inquérito serológico nacional, apenas 2,9% da população tem anticorpos para o COVID 19, sendo necessário manter as medidas até aqui implementadas.

Nesta pausa competitiva, a FTP agradece o empenho de todos em cumprir e fazer cumprir as regras de segurança: aos atletas, treinadores, staff, equipa de arbitragem, dirigentes desportivos, família do triatlo e ao público em geral.

O calendário nacional retoma a sua atividade no fim de semana de 5 e 6 setembro com o Triatlo de Lisboa (veja aqui a notícia).

Partilhamos um estudo oficial do Center for Disease Control do governo dos EUA com as evidências científicas emergentes sobre a transmissão do coronavírus:

1. Risco muito baixo de transmissão a partir de superfícies.
  2. Risco muito baixo de atividades ao ar livre.
  3. Risco muito alto de reuniões em espaços fechados, como escritórios, locais para cultos religiosos, salas de cinema ou teatros.

Pode consultar a fonte aqui