O Triatlo de Oeiras realiza-se dia 18 de outubro e recebe o Campeonato Nacional Individual de Triatlo na distância sprint.
Oeiras vai receber o seu habitual Triatlo, adiado pela situação atual da pandemia, que irá integrar o Campeonato Nacional Individual de Triatlo na distância Sprint para Atletas Elite, Grupos de Idade e Paratriatlo.

Sendo um triatlo habitualmente muito participado por triatletas que estão a iniciar na modalidade, este ano a prova, realizada apenas na distância sprint, é exclusiva para federados.

Os atletas têm de cumprir as recomendações da Federação de Triatlo de Portugal (disponíveis no site da prova) para este período, nomeadamente o uso correto de máscara cirúrgica (vulgo descartável).

O Campeonato Nacional Individual de Elites será disputado no formato convencional, com partidas conjuntas dentro do mesmo género. Já o Campeonato Nacional Individual de Grupos de Idade, realiza-se em formato Rolling Start sem roda, e a ordem da partida, que será realizada por vagas de 10 atletas com intervalo de 20 segundos, poderá ser definida mediante a lista de inscritos. Tratando-se de uma prova “sem roda” é permitida a utilização de bicicletas de contrarrelógio e as regras do drafting são aplicadas.

PERCURSO CAMPEONATO NACIONAL DE GRUPOS DE IDADE E PARATRIATLO

A natação inclui uma volta realizada na praia da Torre, o ciclismo de uma volta decorre na Av. Marginal com saída na praia da Torre, retorno nos semáforos de Algés e regresso ao parque de transição e o último segmento, também de uma volta, é feito na Av. Marginal, com saída da zona de transição, retorno em Paço de Arcos e regresso em direção à meta.

PERCURSO CAMPEONATO NACIONAL ELITE

A natação inclui uma volta na Praia da Torre, o ciclismo tem quatro voltas na Av. Marginal, com retorno junto à Escola Náutica de Paço de Arcos para regressar ao parque de transição e a corrida integra duas voltas, com saída na zona de transição, retorno na praia de Sto Amaro de Oeiras para regressar em direção à meta.

EXAME MÉDICO

As inscrições encontram-se encerradas, sendo que existem atletas sem o seu exame médico válido. Alertamos para o facto de que, sem o exame médico válido, não é possível participar na prova, pelo que devem entregar o documento na secretariado da prova até ao dia 18 de outubro.

Horários das competições

10h00 – Início do Campeonato Nacional Individual para Elites Masculinos

11h15 – Início do Campeonato Nacional Individual para Elites Femininas

12h15 – Check Out – Recolha dos equipamentos e materiais do Parque de Transição

12h30 – Início do Campeonato Nacional Paratriatlo

12h31 – Início do Campeonato Nacional Individual para Grupos Idade

RECOMENDAÇÕES ESSENCIAIS

Apelamos a colaboração de todos, chamando a atenção para o seguinte:

– As equipas e atletas devem apresentar-se com antecedência na chegada ao recinto, já que os procedimentos de controlo e check-in serão mais demorados do que o habitual, atendendo ao número de inscritos;

HORÁRIO ELITES

VELA DE TAVIRA

VETERANOS DO PORTO

VITÓRIA DE JANES

– Os atletas terão de passar num posto de controlo onde a FTP irá medir a temperatura corporal a todos os atletas, sendo impedido de participar todo o atleta cuja temperatura corporal seja superior a 37,5º;

– No Posto de Controlo, os atletas terão à sua disposição material de higienização (álcool gel), para utilização na sua higienização individual. No mesmo ponto de controlo referido anteriormente, os atletas terão de entregar uma declaração já preenchida em como não apresentam sintomas de doença nos últimos 14 dias. Para acelerar este processo, é fundamental que o termo de responsabilidade que anexamos venha previamente preenchido e assinado pelo próprio ou pelo encarregado de edução (caso seja menor de idade);

– Depois de validada a sua participação, será colocado a cada atleta uma pulseira inviolável que atesta o seu estado de saúde e que tem de ser mantida até ao final do evento;

– Os atletas deverão cumprir as recomendações da FTP desta fase (consulte no final deste documento as recomendações FTP para as provas). O uso de máscara é obrigatório até ao momento da partida. É permitido retirar a máscara para o aquecimento, que deve ser guardada no fato para a colocar logo à saída da água;

– Após a meta será entregue a cada atleta uma máscara de proteção, juntamente com o kit de meta;

– Não haverá local para guardar as mochilas ou outro material individual;

– Não haverá entrega de prémios;

– Os locais das provas não são de acesso ao público;

– Caso alguém apresente sintomas suspeitos, a pessoa será encaminhada para uma tenda isolada exclusiva para este efeito até ser examinada e enviada para os locais adequados.

Documentos importantes:

– Recomendações COVID19 para as Competições da FTP – https://bit.ly/3io5nFl

– Termo de responsabilidade (que devem levar assinado) – https://bit.ly/3nYzzLm

– Termo de responsabilidade – Menores – (que devem levar assinado) – https://bit.ly/3lPYgYz

– Regulamento da prova – https://bit.ly/31dG6b7

O XXXIII Triatlo de Oeiras é uma organização da Câmara Municipal de Oeiras e da Federação de Triatlo de Portugal.

A Federação de Triatlo de Portugal deseja a todos uma excelente prova!