Realizou-se hoje em Roth, na Baviera alemã, aquele que é considerado um dos melhores Triatlos de Longa Distância do Mundo. A prova que é caracterizada pela imensidão de gente que sai para apoiar os atletas, não passou indiferente aos Triatletas Portugueses que neste fim de semana fizeram questão de marcar presença e mostrar que Portugal também tem uma palavra a dizer nestas distâncias.

A prova começou bem cedo com a partida dos Profissionais Masculinos às 6h30 locais (menos uma hora em Portugal). Entre a Elite Mundial, Portugal fez-se representar por José Estrangeiro, Sérgio Marques e Rafael Gomes, todos eles atletas experientes nas lides do Triatlo de Longa Distância.

O primeiro atleta a completar o segmento de Natação foi o sueco Anton Lagerbäck com o tempo de 44 minutos e 49 segundos, José Estrangeiro, o primeiro Português a completar este segmento, sairia com pouco mais de 52 minutos no encalce do primeiro grupo, Sérgio Marques viria a completar este segmento com 55 minutos e 20 segundos e Rafael Gomes saía a cerca de 2 minutos de Sérgio Marques.

No sector feminino, Portugal fazia-se representar na categoria de Elite pela já experiente Vanessa Pereira. A suiça Daniela Ryf assumia desde cedo a frente da corrida ao completar o sector de natação de 3.8km com o tempo de 52 minutos e 34 segundos, Vanessa Pereira viria a completar o mesmo percurso com 1 hora e 5 minutos

Durante o sector de ciclismo, José Estrangeiro viria a ter alguns problemas mecânicos que o atrasaram em relação ao grupo da liderança, Sérgio Marques viria a fazer os 180km num tempo excelente de 4h37 iniciando o segmento de corrida bem perto dos dez lugares cimeiros.

Durante o percurso de atletismo composto pela distância mítica da maratona, José Estrangeiro viria a recuperar alguns lugares perdidos durante o ciclismo e com um excelente tempo de 2h56 neste segmento, viria a completar a prova em 8 horas 43 minutos terminando no 19º posto, Sérgio Marques que se ressentiu de uma lesão, viria a ser o segundo Português a completar a prova com o tempo de 9 horas classificando-se na 40ª posição e Rafael Gomes completava a sua prova com 9 horas e 35 minutos no 138º lugar, a prova masculina viria a ser ganha pelo belga Bart Aernous (7h59) seguido do britânico Joe Skipper (8h03) e do alemão Maurice Clavel (8h04).

Vanessa Pereira que se manteve bastante consistente durante toda a competição, terminou a prova na 11ª posição, com o tempo de 9 horas e 50 minutos. Daniela Ryf que se apresentava em competição com o objectivo não só da vitória mas também de tentativa de recorde mundial da distância, completaria a prova em 8 horas e 40 minutos seguida da britânica, Laura Siddal (8h51) e da americana Lisa Roberts (8h57).

Mas nem só de Elites é feito o Challenge Roth, esta mítica prova junta aproximadamente 5000 atletas, sendo a sua maioria Age Groups. Portugal fez-se representar por 38 atletas Age Groups tendo sido João Fulgêncio o melhor atleta Age Group português em prova com o tempo de 9h53, alcançando a 48ª posição no seu Age Group, Nuno Vieira com 10h02 era o segundo melhor português e 61º no seu Age Group e Ricardo Cordeiro era o terceiro melhor tempo entre os portugueses com 10h28, alcançando a 111ª posição do seu escalão.

Aos restantes atletas que tão bem representaram o Triatlo Longo Português, a Federação de Triatlo de Portugal manifesta o seu orgulho e votos de um bom descanso e recuperação.

 

 

Créditos Fotográficos: Challenge Roth