Vila Nova da Cerveira será palco de disputa de três competições que juntarão atletas de todas as idades. O X Triatlo da Amizade, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño com o apoio técnico da Federação Galega de Triatlo e da Federação de Triatlo de Portugal, será composto por uma prova pontuável para a Taça de Portugal PORTerra e Campeonato Galego de Triatlo Cross e por uma pontuável para o Circuito Regional Jovem.

Os triatletas que aceitarem o desafio da prova da Taça de Portugal PORTerra e Campeonato Galego de Triatlo Cross, terão a oportunidade de competir em dois países e de disputar a competição contra triatletas do país vizinho. Com partida assinalada em Vila Nova da Cerveira, os triatletas terão de percorrer 750m de natação no rio que demarca e divide as duas nações ibéricas. Na margem oposta do Rio Minho será feita a transição para um percurso de ciclismo que totalizará 21,2km e que promete por em prática toda a técnica exigida a um amante do todo-o-terreno. De volta à margem lusa do Rio Minho, em Vila Nova da Cerveira, a competição deverá ser concluída após um segmento de 5km de corrida que percorrerá as ruas da Vila minhota.

Neste momento a Taça de Portugal PORTerra é liderada pelo Clube Olímpico de Oeiras em femininos e pelo SFRAA Triatlo em masculinos. Vila Nova da Cerveira marcará a sétima e penúltima etapa da competição portuguesa e apresentar-se-á como uma excelente oportunidade para clubes e atletas procurarem a conquista dos últimos pontos antes da derradeira etapa.

No mesmo dia será realizado um triatlo pontuável para o Circuito Regional Jovem que juntará jovens triatletas para a disputa de distâncias alinhadas com os diversos escalões etários.

As competições terão lugar dia 18, domingo, e prometem apresentar-se como uma excelente oportunidade para que triatletas das duas nações ibéricas se juntem pela competição, confraternização e espírito de entreajuda.