Partiram esta manhã rumo ao Rio de Janeiro os triatletas lusos que vão competir nos Jogos Olímpicos. João Silva, João Pereira e Miguel Arraiolos integram a histórica equipa de triatlo olímpica. Pela primeira vez Portugal consegue um lugar entre as melhores oito nações do mundo e faz-se representar por três triatletas na competição masculina.

Agendada para a próxima quinta feira, dia 18, a competição de triatlo juntará os melhores triatletas do mundo para a disputa do título Olímpico. A prova será disputada ao longo de 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida marcados pelo cenário único de Copacabana. Com características que poderão fazer a diferença principalmente no segmento de ciclismo a prova apresenta-se, à semelhança de outras modalidades, como o mais alto título do desporto. Nesse sentido a preparação e ambição de todos os atletas em competição corresponde ao mais alto nível competitivo.

Os triatletas olímpicos em representação das cores nacionais constituem uma das equipas mais fortes em competição. Após ter sido 9º classificado na sua estreia olímpica João Silva manteve-se na elite internacional e somou, desde então, 5 pódios em etapas do Campeonato do Mundo de Triatlo e foi segundo em Baku, primeira edição dos Jogos Europeus. Em Agosto do ano passado, durante a prova de teste no percurso do Rio2016, voltou a igualar a sua classificação obtida nos Jogos de Londres e foi 9º.

João Pereira que por pouco não conseguiu marcar presença na edição anterior das olimpíadas tem sido uma das maiores figuras da modalidade a nível internacional. Com 16 resultados no top10 e 5 pódios em provas de Campeonato e Taça do Mundo de Triatlo, disputadas desde Londres2012, João Pereira apresenta-se no Rio de Janeiro como um dos triatletas mais constantes do cenário competitivo internacional. Nos últimos dois anos terminou o Campeonato do Mundo de Triatlo dentro do top10, foi 5º em 2014 e 8º em 2015.

Miguel Arraiolos também fará no Rio a sua estreia em Jogos Olímpicos. Fruto de uma excelente prestação de qualificação que lhe permitiu o apuramento para a mais cobiçada prova desportiva mundial. Colega de equipa de João Silva e João Pereira no Sport Lisboa e Benfica, Miguel Arraiolos somou 7 resultados dentro do top15 em provas do Campeonato e Taça do Mundo desde a última edição dos Jogos Olímpicos.

Neste sentido a prestação lusa será defendida por três fortes nomes do triatlo internacional que conquistaram o seu lugar entre os 55 representantes das várias nações em competição. Prova marcada pela ausência de uma das maiores referências da modalidade, o espanhol Javier Gomez. Alistair Brownlee (GBR), campeão em título, será uma das maiores figuras presentes e caso renove o título olímpico será o primeiro na história da modalidade. Mario Mola (ESP), Jonathan Brownlee (GBR), Richard Murray (RSA) e Fernando Alarza (ESP) apresentam-se como algumas das principais ameaças aos lugares cimeiros da competição.

O início da competição está marcado para as 15h de Portugal e esperamos encontrar os nosso triatletas ao mais alto nível.