Vila Nova da Cerveira foi palco de disputa de competições que juntaram atletas de todas as idades em representação de clubes das duas Nações Ibéricas. O X Triatlo da Amizade, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e Concello de Tomiño com o apoio técnico da Federação Galega de Triatlo e da Federação de Triatlo de Portugal, foi composto por uma prova pontuável para a Taça de Portugal PORTerra e Campeonato Galego de Triatlo Cross e por uma pontuável para o Circuito Regional Jovem.

Com o privilégio de competir em dois países numa única competição, os inscritos lançaram-se ao desafio que se iniciou com a disputa de 750m de natação no rio que demarca e divide as duas nações ibéricas. Tiago Maia surgia junto ao grupo que liderava a competição e no final dos 21,1km de ciclismo assumia a dianteira do pelotão. Após registar um dos melhores parciais no segmento de ciclismo, o triatleta do Sport Lisboa e Benfica confirmou o favoritismo e correu isolado para a vitória na competição ao longo de 5km. Rui Dolores, Amiciclo Grândola, foi segundo classificado e o espanhol Cristobal Dios Rios, A.D. Tri-Penta Terras de Lugo, completou o pódio na terceira posição. Guilherme Pires, Clube de Triatlo do Fundão, foi o terceiro melhor português em competição a pontuar para a Taça de Portugal PORTerra.

A prova feminina foi palco de competição serrada entre as duas primeiras classificadas. Silvia Barcala, espanhola que compete pelo Arcade Inforhouse Santiago, levou a melhor sobre Rita Lopes. A triatleta do Mc Donald´s/Tribraga foi a melhor portuguesa em competição e terminou a prova na segunda posição. Joana Cunha, Associação Académica de São Mamede, completou o pódio absoluto da competição e Ana Torres, Escola Triatlo Santo António Évora, foi a terceira portuguesa.

Em termos colectivos apenas a frente masculina registou pontuações para a Taça de Portugal PORTerra. Naquela que foi a penúltima etapa da competição colectiva o GCA Donas – Triatlo foi a melhor formação em prova. O SFRAA TRIATLO consolidou a sua liderança na competição e registou a segunda melhor pontuação do dia. Em terceiro, classificou-se o Clube de Triatlo do Fundão e completou o pódio colectivo masculino.

Vila Nova da Cerveira registou uma oportunidade de convívio e confraternização entre triatletas e cidadãos das duas Nações e permitiu a disputa de competições de triatlo num cenário de excelência para a prática da modalidade.

A Taça de Portugal PORTerra terá a sua derradeira etapa no Duatlo de Santarém Festibike, durante o próximo mês.