Realizou-se este domingo, em Torres Vedras, o Campeonato Nacional Individual de Duatlo. Parte integrante do VII Duatlo de Torres Vedras, o evento foi organizado pela Associação de Moradores Cultura e Recreio de Fonte Grada, Câmara Municipal de Torres Vedras e contou com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal.

Numa prova disputada na distância Standard que procurava apurar os campeões nacionais Absoluto, Sénior e Sub23 de 2016, o triunfo incidiu do lado de Ana Filipa Santos, Rio Maior Triatlo, e de João Ferreira Pereira, Clube Olímpico de Oeiras. Os Duatletas que procuraram a conquista pelo Campeonato Nacional, enfrentaram 10km de corrida no parque Verde da Várzea, seguidos de 38km de ciclismo e mais 5km de corrida.

A competição feminina ficou marcada pela hegemonia da atleta do Rio Maior Triatlo. Ana Filipa Santos dominou toda a prova e desde os seus momentos iniciais não largou a posição de liderança. Terminou a competição com mais de 3 minutos de vantagem sobre a segunda classificada absoluta, Rita Maria Lopes, Mc Donald´s/Tribraga, que se viria sagrar Campeã Nacional de Duatlo no escalão Sub23. Helena Paula Carvalho, Sporting Clube de Portugal, completou o pódio absoluto da competição feminina e sagrou-se Vice-campeã Nacional no escalão de sub23. O pódio Nacional Sénior foi encerrado por Sheila Marques, Clube Olímpico de Oeiras, e Ana Lopes, Sporting Clube de Portugal, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Nos homens, a prova foi marcada por uma parceria na liderança. Gil Maia, Sport Lisboa e Benfica, e João Ferreira Pereira, Clube Olímpico de Oeiras, lideraram a competição desde os 10km de corrida iniciais. Apesar de terminarem o primeiro segmento com uma vantagem de escassos segundos, conseguiram unir esforços e alavancar essa distância para pouco mais de 2 minutos durante o percurso de ciclismo. O segmento final ditou a vitória final do Campeonato Nacional e João Pereira voltou a registar o melhor parcial da competição e a carimbar o título Absoluto e de Sub23. Gil Maia sagrou-se Vice-Campeão Nacional Absoluto e Campeão Nacional no escalão Sénior. Marco Miguel, Byke Mania/Frankfurt/CPA, registou um excelente parcial de corrida final e sagrou-se Vice-Campeão Nacional Sénior, completando o pódio final do Campeonato Nacional Absoluto. Custodio Antonio, Clube Olímpico de Oeiras, classificou-se em 3º lugar no Campeonato Nacional Sénior. O Campeonato Nacional no escalão Sub23 ficou ainda marcado pelas prestações de André Dias, Sporting Clube de Portugal, e Hugo Baluga, Amiciclo Grândola, que completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A antecipar a competição do Campeonato Nacional Individual foi realizada uma Prova Aberta. Disputada no formato super-sprint e com percursos idênticos a prova procurou apresentar-se como oportunidade para uma primeira experiência na modalidade ou como uma alternativa competitiva. Daniel Martins, TRICAP-Penafirma, e Helia Santos, AMCR Fonte Grada, foram os vencedores da competição masculina e feminina, respectivamente.