Nos dias 30 e 31 de outubro, regressa o Triatlo Internacional de Alhandra com a Taça do Mundo e Europeu de Clubes.
No dia 30 de outubro Alhandra recebe  pela terceira vez a Taça do Mundo de Paratriatlo e o Campeonato da Europa de Clubes por Estafetas Mistas (elites e juniores) realiza-se domingo, dia 31. O fim de semana dedicado à modalidade inclui mais de 30 nações e 150 atletas.

Sábado, 30 de outubro – Taça do Mundo de Paratriatlo – Alhandra

A Taça do Mundo de Paratriatlo conta com cerca de 60 atletas de sete categorias pertencentes a diversas nacionalidades além de Portugal, como Espanha ou França, mas também Hungria, Grã-Bretanha ou África do Sul, entre outras. Estará presente Filipe Marques, na categoria PTS5, paratriatleta nacional. Recentemente, Filipe Marques conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa 2021 em Valência, Espanha, a primeira de sempre de Paratriatlo para o nosso país. Todas as competições são habitualmente acompanhadas de perto por um numeroso e entusiasta público que, valorizando a inspiradora entrega dos atletas à modalidade, lhes dedica fervorosos aplausos.

Domingo, 31 de outubro – Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas – Alhandra

Desde 2015 que a European Triathlon Union (ETU) organiza o Campeonato Europeu de Clubes de Estafetas Mistas. Tal como em 2019 e 2020, as provas em 2021 realizar-se-ão em Portugal, Vila Franca de Xira, Alhandra.

O formato de estafetas mistas na distância super sprint inclui cerca de 300 metros de natação, 6,6km de ciclismo e 1,8km de corrida. O segmento da natação é realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra, o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho. O segmento de corrida localiza-se entre Alhandra e Vila Franca de Xira.

Cada equipa é composta por dois atletas masculinos e duas atletas femininas que terão que cumprir cada um deles o triatlo super sprint sem paragens de cronómetro. Os clubes da elite nacional que irão disputar este ano a competição europeia serão o Sporting Clube de Portugal e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 16 equipas presentes. Na categoria júnior, que inclui um total de nove equipas, apresentam-se o Alhandra Sporting Club, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sport Lisboa e Benfica.

Em 2020 foi uma equipa nacional júnior que subiu ao mais elevado lugar do pódio em Alhandra: com uma prestação extraordinária, os quatro elementos da estafeta do OutSystems Olímpico de Oeiras conquistaram o ouro, depois de uma prestação de luxo do último atleta, com o Alhandra Sporting Club a alcançar a medalha de bronze. Já em 2019, a equipa júnior do Alhandra Sporting Club tinha feito soar o hino nacional em casa angariando o título de Campeões da Europa, com uma prova irrepreensível quase sempre na liderança. O Sport Lisboa e Benfica conquistou o título de Vice-Campeão da Europa de elite em 2019 e 2020, o bronze em 2018 e o ouro em 2017, não competindo este ano com a equipa de elite, mas marcando presença na competição júnior.

Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda e Luxemburgo são outras das nações presentes nesta competição, incluindo a equipa francesa Poissy Triathlon, tri-campeã europeia.

Horário das competições:

Sábado, 30 de outubro

12:00 Início Taça do Mundo Paratriatlo

18:30 Cerimónia de Entrega de Prémios Taça do Mundo de Paratriatlo

Consulte a start list da categoria do paratriatleta nacional aqui

Domingo, 31 de outubro

11:45 Partida de elite Campeonato Europeu de Clubes de Estafetas Mistas

11:50 Partida juniores Campeonato Europeu Clubes de Estafetas Mistas

13:10 Cerimónia de entrega de prémios Campeonato Europeu de Clubes de Estafetas Mista

Consulte a start list do Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo aqui