As exigências do processo de treino de alto rendimento que visa a obtenção de resultados desportivos de relevo a nível internacional, em conjunto com uma saudável atividade académica, leva a que seja necessário reunir as condições excepcionais de preparação e uma estrutura de apoio a atletas com elevado potencial. Desta forma, desde 1997 que a Federação de Triatlo de Portugal (FTP) lançou as bases para uma estratégia com vista ao Alto Rendimento organizada através da criação e enquadramento de grupos de trabalho no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor.

Os objectivos desta estratégia são os seguintes:

• Criar condições de apoio privilegiadas no sentido de serem alcançados resultados desportivos de nível internacional;
  • Criar condições de apoio privilegiadas no sentido de serem alcançados níveis de aproveitamento escolar e académico;
  • Desenvolver um papel ativo na formação pessoal e social do praticante de acordo com as exigências e parâmetros de qualidade do alto rendimento desportivo, promovendo o fair play, o respeito pelas regras, o jogo limpo, o respeito pelo próximo, a amizade, a entreajuda, a responsabilidade, o respeito pelo corpo e o bem-estar físico e psicológico;
  • Proporcionar condições de apoio privilegiadas ao praticante nas valências médica, psicológica, fisioterapia e nutrição, através dos serviços disponibilizados pela FTP e Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), no CAR Jamor.

Atletas integrados em 2023/2024

Atletas Internos

• Gabriel Santos;
  • Gonçalo Oliveira;
  • Gustavo do Canto;
  • João Nuno Batista;
  • Maria Gonçalves;
  • Pedro Razões;

Atletas Externos

• Afonso do Canto;
  • Mariana Vargem;
  • Maria Tomé;
  • Ricardo Batista;
  • Rodrigo Pissarra;
  • Tomás Figueiredo.

As candidaturas apresentadas foram analisadas tendo em conta o Manual de Candidaturas CAR Jamor da FTP.