Filipe Marques venceu a da Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, ao terminar a com o tempo de 56.11 minutos, 43 segundos de avanço para o segundo, o húngaro Bence Mocsari.
Com este triunfo na classe pts5, Marques repetiu a vitória alcançada na época passada e deu um passo importante na corrida a um apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos Paris2024.
Marques deixou o húngaro Mocsari a 43 segundos e o turco Ugurcan Ozan a 2.01 minutos, numa prova e que o outro português presente, José Freire, foi 10.º.
“Este é um dia que ficará marcado no triatlo em Portugal. Duas vitórias em taças do mundo no mesmo dia é algo inédito e que vai marcar este dia para sempre para a federação e para a modalidade”, disse Sérgio Dias, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo.
O dirigente realçou este segundo triunfo de Marques em Alhandra, que abre boas perspetivas para Paris.
“O Filipe repetir aqui a vitória do ano passado deixa-nos muito orgulhos e confiantes de que estamos no bom caminho e, no caso do Filipe, o apuramento inédito para os Jogos Paralímpicos”, sublinhou.
Também o triunfo de Vasco Vilaça em Roma mereceu os elogios de Sérgio Dias: “O Vasco dominar em Roma, na sua primeira edição da Taça do Mundo, é algo que nos deixa muito felizes. O Vasco é uma confirmação do que já sabíamos. Depois de ter passado todo o ano a lutar pelo campeonato do mundo, encerra a época da melhor forma, com uma vitória, ciente de que foi um excelente ano e um ano de desenvolvimento e de que estamos no caminho certo para Paris”.
*FTP /com Lusa