Portugal termina a época de 2025 com três triatletas masculinos entre os 21 melhores do mundo (dois no top-10), e Maria Tomé fecha o ano na 23ª posição do ranking mundial feminino.
Foi um dos melhores anos de sempre do triatlo Português. A juntar ao bronze de Vasco Vilaça no Campeonato do Mundo, Portugal consegue terminar a época com três homens entre os 21 melhores do mundo. Vasco Vilaça é quarto, Ricardo Bastista décimo e Miguel Tiago Silva ficou a escassos pontos de ser o 20º triatleta mundial, apesar do terceiro lugar em Florianópolis lhe ter permitido subir 12 degraus até ao 21º posto.
Nota também para o jovem João Nuno Batista, que mesmo tendo tido uma época bastante atribulada em termos de saúde, consegue terminar na 62ª posição, um patamar que lhe permite sonhar com entradas nas principais provas de 2026, ano em que começa a qualificação olímpica para Los Angeles.
No sector feminino, a triatleta Maria Tomé termina a época na 23ª posição do ranking mundial, enquanto Mariana Vargem entra no Top-100 com 89ª posição. Melanie Santos, lesionada uma boa parte da época, fecha na 164ª posição, enquanto Madalena Almeida é 168ª.
No que diz respeito ao Paratriatlo, Filipe Marques fechou a época no quinto lugar do ranking da categoria PTS5.



