A Taça de Portugal foi constituída por duas etapas, 29 de fevereiro em Santo André e Abrantes no dia 18 de julho
Este primeiro triatlo da época, disputado na distância sprint, contou com a presença de 300 atletas, 11 equipas femininas e 17 masculinas. A natação realizou-se na Lagoa de Santo André, o percurso de ciclismo incluiu uma volta a partir da lagoa até Vila Nova de Santo André, tendo as duas voltas do trajeto de corrida sido realizadas em asfalto e terra batida.

O Sporting Club Portugal venceu a prova feminina, com André Campos, treinador do clube, a afirmar que ‘o primeiro Triatlo do ano traz sempre ansiedade, mas a prova correu muito bem à equipa feminina, sendo sempre bom iniciar a época a vencer.’ O técnico acrescentou que a nível individual foi conseguido o plano proposto para cada uma das atletas e neste caso o resultado final foi o conjunto de bons desempenhos individuais.’

A segunda equipa mais forte em prova foi o OutSystems Olímpico de Oeiras e na terceira posição ficou o Alhandra Sporting Club.

Na competição masculina, o Clube de Natação de Torres Novas foi o grande vencedor desta primeira etapa da Taça de Portugal. Paulo Antunes, treinador do Torres Novas, realçou a presença do espírito de grupo, dizendo que ‘o objetivo desta etapa passava por conseguir colocar o maior número de Juniores na start list da Taça da Europa de Quarteira. Uma prova que forneceu muito bons indicadores para a sequência de provas que se seguem.’

O OutSystems Olímpico de Oeiras subiu ao segundo lugar do pódio e na terceira posição ficou o Sporting Clube de Portugal.

A segunda etapa da Taça de Portugal marcou o regresso do Calendário Competitivo de Triatlo 2020

Depois de uma prolongada pausa no calendário de Triatlo, por causa da pandemia por COVID 19, os triatletas regressaram finalmente às competições, com a participação na 2ª etapa da Taça de Portugal, uma prova de estrada na distância sprint que se realizou na zona ribeirinha Aquapolis Margem Norte.

Foi uma competição sem roda, cuja realidade foi facilitada pelo conceito de partida em formato rolling start, com vagas constituídas por quatro atletas. Os triatletas trabalharam para o resultado num ciclismo com um percurso duro com duas subidas difíceis e três retornos com inclinação. A corrida foi realizada num percurso essencialmente plano, composto por piso de alcatrão, terra batida e paralelos. Este último segmento foi marcado pelo calor que se fez sentir, elevando o grau de dificuldade da competição.

Resultados equipas femininas na 2ª etapa da Taça de Portugal

O CNATRIL Triatlo alcançou uma excelente prestação, vencendo a competição feminina, na segunda posição ficou o Alhandra Sporting Club, sendo o terceiro lugar conquistado pelo OutSystems Olímpico de Oeiras.

 

Resultados coletivos masculinos na segunda etapa da Taça de Portugal 

A vitória masculina pertenceu ao OutSystems Olímpico de Oeiras, que esteve em força com um numeroso grupo de atletas, o Sporting Clube de Portugal alcançou a segunda posição da classificação e o CNATRIL Triatlo ficou no terceiro lugar.

Vencedores nacionais: CNATRIL Triatlo e OutSystems Olímpico de Oeiras

No final das duas etapas, e à semelhança do que sucedeu com outras competições do calendário, não foi possível concretizar mais nenhuma prova, ficando cancelada a Taça Portugal de Quarteira em nomvebro, que encerraria a época 2020.

O CNATRIL Triatlo venceu a prova feminina da Taça de Portugal com 210 pontos, o Sporting Clube de Portugal conquistou a segunda posição também com a mesma pontuação e o Alhandra Sporting Club alcançou a terceira posição com 190 pontos.

Na competição masculina, a vitória pertenceu ao OutSystems Olímpico de Oeiras com 210 pontos, o Clube de Natação de Torres Novas alcançou a segunda posição do pódio também com 210 pontos e o Sporting Clube de Portugal ficou em terceiro com 190 de pontuação.

Parabéns por mais uma Taça de Portugal, por todo o empenho e esforço empreendidos em mais uma época tão complicada para clubes e triatletas!

Pode consultar os resultados aqui