Realizou-se hoje a conferência de imprensa do 21.º Triatlo Internacional de Quarteira que recebe este fim de semana duas Taças da Europa (Elites e Juniores) e a Taça de Portugal que encerra no domingo o fim de semana competitivo.

O Triatlo de Quarteira Professor Carlos Gravata existe desde 2009 e em 13 edições da Taça da Europa de Quarteira internacionais contou com:

2573 participações na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira;

1509 atletas internacionais diferentes;

62 nacionalidades diferentes, dos 5 continentes do mundo.

Depois de 17 medalhas e quatro vitórias nacionais, Portugal recebe a Taça da Europa, eleita por muitos atletas de topo mundial.

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, referiu que é um gosto receber esta prova, que tem um impacto fantástico na comunidade e na economia do concelho. «Quarteira é um destino consolidado de Triatlo porque oferece excelentes condições para a sua prática, pelo vamos continuar por merecer esta prova e por fazer parte do roteiro internacional da modalidade», referiu o autarca. E deixa um repto a todos: «Amem o desporto que é uma coisa maravilhosa na vida de qualquer comunidade!»

O vice-presidente da European Triathlon Union (ETU), Chris Kitchen, teceu elogios à organização que conseguiu rapidamente colocar a ‘prova de pé’, salientando o prazer da sua presença nesta Taça da Europa, afirmando que se trata de uma prova muito especial para a ETU.

Sérgio Dias, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, começou por agradecer o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e do Hotel D. José, como entidades parceiras. Em relação à competição, o presidente da FTP comentou: «Entre juniores e elites há triatletas nacionais que já participaram mais de dez vezes, mas temos atletas em situações muito diferentes e com objetivos distintos. Por exemplo, a Melanie Santos ou o João Pereira, que disputam a qualificação olímpica, terão um tipo de expectativa para a prova, diferente da de alguns estreantes». No entanto, claro que «sendo uma competição desportiva, obviamente que ambicionamos os melhores resultados!»

Já Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, deixa um objetivo para o futuro, e tendo em conta as excelentes condições locais para receber atletas o ano todo, propõe o desafio de saber o que se pode melhorar para fazer a diferença no treino do Triatlo em Quarteira.

João Pereira, que já participou sete vezes nesta prova, tendo vencido em 2017, diz que esta competição é como a sua carreira, vai-se consolidando. «É difícil antecipar um resultado porque é primeira prova e não sabemos qual o estado de forma dos atletas, mas vou dar o meu melhor e ficarei contente independentemente do resultado.» Sobre o conhecido apoio do entusiasta público em Quarteira, João afirmou que apesar de aumentar a pressão, ajuda na conquista da vitória!

Melanie Santos afirmou que guarda boas recordações de Quarteira, onde já participou oito vezes e onde foi já também medalhada. «É sempre um prazer competir em Quarteira, uma prova muito especial para mim». A atleta nacional melhor colocada no ranking mundial comentou que a sua primeira competição da época (primeira etapa do Campeonato do Mundo em Abu Dhabi) não teve o resultado que ambicionou, mas vai dar o melhor nesta prova!

O norueguês Vetle Bergsvik, que participa pela quinta vez em Quarteira, explicou que tem boas memórias com uma vitória como júnior em 2019 e um pódio na elite em 2019, pelo que está ansioso pela prova: «Quero lutar por uma vitória, mas fico contente com um pódio!»

Quanto aos atletas que irão participar na Taça da Europa Júnior, a realizar-se no domingo, 26 de março, Matilde Santos afirmou que irá representar o país da melhor maneira, e que os juniores gostam sempre de surpreender, até porque as circunstâncias mudam muito rapidamente nesta categoria.  João Nuno Batista contou que é um prazer competir em Quarteira, prometendo que irá dar o seu melhor. «Uma prova de Triatlo depende de muitas variantes, vou construindo a estratégia durante a competição», conclui o junior nacional.

Jonathan Brownlee, foi campeão do mundo de Triatlo em 2012, sendo o triatleta mais premiado de sempre nos Jogos Olímpicos. Afirmou à FTP que resolveu participar na Taça da Europa de Quarteira por ser a primeira prova da época com boas condições e bom tempo. «Já tinha ouvido falar muito desta competição, que existe há muitos anos, e do seu percurso desafiante. Outra razão para participar aqui é que tenho treinado muito, estou em boa forma, levo a minha carreira muito a sério e nesta competição posso aliar objetivos de diversão e desafio!» O principal objetivo de Brownlee para 2023 é a  qualificação olímpica: «Pensava que Tóquio 2020 seriam os meus últimos jogos, mas consegui superar-me para Paris 2024. Quero participar nas olimpíadas para ser competitivo e lutar por uma medalha.» Brownlee tem um mentor da sua carreira, o seu irmão mais velho Alistair Brownlee, triatleta de igualmente muito sucesso, que afirma ser o maior inspirador da sua carreira, apoiando-o em todas as situações e ajudando-o a ultrapassar os obstáculos. «O maior erro da minha carreira foi não acreditar em mim e por isso deixo um conselho aos (irmãos) mais novos: que acreditem sempre neles próprios para alcançarem os objetivos!

Feitos os agradecimentos a todos os presentes, atletas, entidades, comunicação social e público, deu-se por encerrada a Conferência de Imprensa.

Taça da Europa de Quarteira, sábado, 25 de março (Elites):

Feminina: 13h45
Masculina: 16h30

Siga a prova em direto aqui:

Taça da Europa de Quarteira, domingo, 26 de março (Juniores):

Feminina: 8h45
Masculina: 10h00

Taça de Portugal: 11h00

Siga as provas em direto aqui:

Fotos: revista Triatl3ta