Depois de 05, 12, 18 e 25de setembro, na última ronda do mundial SLT Championship Series Vilaça ficou em 3.º lugar.
Vasco Vilaça, triatleta nacional, participou neste mês de setembro na Super League Triathlon, uma prova particular reconhecida pela ITU, que conta com elevado nível competitivo e para a qual Vilaça é convidado desde 2019. Com participação apenas por convite, a prova tem um formato único e livre que inclui distâncias muito curtas (podem ser sensivelmente 300 metros de natação, 4km de ciclismo e 1.6km de corrida),onde os atletas têm diferentes formatos consoante a prova, alterando a ordem habitual da modalidade, o que aumenta a espetacularidade da competição.

Num impressionante sprint para a meta, Vasco conquista o terceiro lugar na última prova do circuito mundial da SLT

Num impressionante sprint para a meta, Vilaça conquista o terceiro lugar na última prova do circuito mundial da SLT

Habitualmente o atleta mais jovem da competição, Vilaça compete com outros atletas muito fortes mundialmente, fechando com a medalha de prata em Roterdão no mês de agosto de 2020.

‘Os formatos de prova são muito duros’ conta Vasco Vilaça. «É mais divertido competir na rua, com os fatores técnicos a contar para o resultado, principalmente na bicicleta, com todas as curvas e ultrapassagens». Por outro lado, «as provas indoor, não sendo tão realistas tornam-se mais agressivas, nunca se pode nadar na onda ou andar na roda. O que estiver melhor fisicamente, ganha!

No período da pandemia, a prova passou a chamar-se ‘Super League Triathlon Arena Games powered by Zwift’, competição realizada numa ‘bolha’ onde existia muito pouco contacto entre atletas e a técnica deu lugar à condição física pura e dura. «Não havendo contacto na natação, roda ou ultrapassagens na bike, deixa de haver estratégia, ganhando, em princípio, o atleta fisicamente mais mais forte.» Vilaça acrescenta que «correr em passadeira também é um pouco diferente da corrida com curvas no exterior». A ideia é os atletas chegarem à  cidade onde se realiza a prova, saírem do Hotel para o local da competição, mantendo a distância física recomendada para reduzir o perigo de contágio.

Voltando ao formato outdoor, os triatletas têm diferentes desafios pela frente, onde chegam ao limite das suas forças ao participar no dinâmico formato em que está tudo constantemente a mudar, tornando esta prova num sucesso onde os melhores triatletas querem marcar presença. Ainda assim, os atletas contactam apenas o mínimo indispensável com pessoas fora da organização, mantendo assim a maior proteção possível.

1º ronda – Vilaça alcançou um excelente 4.º lugar no dia 5 setembro em Londres, Grã-Bretanha, na prova de arranque que contou com um formato triple mix com três rondas: primeiro realizou-se a natação, ciclismo e corrida, seguiu-se 2 minutos de pausa, a segunda começou pela corrida, depois o ciclismo e finalmente a natação depois da qual os atletas puderam recuperar 4 minutos. A última teve o ciclismo em primeiro lugar, seguido da natação e finalmente a corrida.

2.ª ronda – O triatleta nacional ficou na 5.ª posição no dia 12 setembro em Munique, Alemanha, que desta vez se realizou no formato Equalizador, com dois segmentos de completos de natação, ciclismo corrida realizados sem interrupções.

3.ª ronda – Vasco conquistou a 6.ª posição da terceira ronda na ilha britânica de Jersey, no dia 18 de setembro, mantendo o 5.º lugar da geral competitiva. Com o formato Enduro, os triatletas tiveram que terminar três triatlos super sprint sem interrupções, uma prova muito dura onde Vilaça esteve sempre a disputar os primeiros lugares.

Na final da Super League Championship Series, que se realizou dia 25 de setembro, em Malibu, Vasco Vilaça alcançou o bronze, o seu melhor resultado que lhe permitiu terminar em grande e alcançar o 4.º lugar da geral do circuito mundial da SLT. Os triatletas competiram, desta vez, no formato Eliminator, onde tinham que terminar três triatlos super sprint sem parar, sendo que, em cada triatlo, havia a eliminação de três atletas.

Após as quatro rondas, foi o inglês Alex Yee que conquistou a vitória da Super League Championship, Hayden Wilde, da Nova Zelândia, ocupou a segunda posição e Jonathan Brownlee fechou o pódio da competição. Vasco Vilaça ficou na quarta posição.

Muitos parabéns pelas excelentes prestações ao longo de todas as rondas da SLT!

Mais informações aqui