Este evento recebe o CN de Clubes de Triatlo de Longa Distância, o CI de Triatlo de Longa Distância e provas abertas.
No dia 27 de outubro de 2019, o V Triatlo Longo de Vilamoura recebe a terceira e última etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo de Longa Distância e o Campeonato Individual de Triatlo de Longa Distância.

A natação, com 3000 metros, é composta por duas voltas, o percurso de ciclismo com três voltas tem a distância de 121.750 metros e a corrida inclui seis voltas que perfazem 29.600 metros.

O Triatlo de Vilamoura inclui igualmente o Olímpico Vilamoura Tritry, uma prova aberta a não federados disputada sem roda. O percurso integra 1500 metros de natação, 40km de ciclismo e 10km metros de corrida.

26 de outubro

Briefing: 18h30 – 19h30 na Junta de Freguesia de Quarteira (é muito importante assistir ao briefing da prova).
Pasta Party: 20h00 – Crowne Plaza Vilamoura.

27 de outubro

7h30: Partida Campeonato Nacional de Clubes e Individual de Triatlo Longo (prova exclusiva a clubes e atletas licenciados na Federação de Triatlo de Portugal) e partida da prova Triatlo Longo (não federados).

Os atletas não federados não participam nos Campeonatos Nacionais, mas poderão disputar a prova aberta individualmente ou por estafetas (cada equipa deverá ser composta por 2 ou 3 que se distribuirão para cumprir os 3 segmentos natação-ciclismo-corrida na sua totalidade, contando para a classificação o atleta que concluir a prova).
Todos os atletas que participem na vertente estafetas devem respeitar as zonas de transmissão de testemunhos, indicadas pela equipa de arbitragem.

Percurso do Triatlo Longo

Natação: O V Triatlo Longo de Vilamoura irá decorrer na praia de Vilamoura onde se realiza a partida de natação num percurso triangular de duas voltas.

Ciclismo: O ciclismo parte do centro de Vilamoura para percorrer as localidades circundantes da Serra do Caldeirão, apresentando um troço de ligação a efetuar no início e no final do segmento, com 20 km. Este troço faz a ligação entre Vilamoura e o interior do Município, onde posteriormente serão realizadas 3 voltas de 27,25km entre as localidades circundantes da Serra do Caldeirão, perfazendo uma distância total de 121,75km. O troço de ligação tem pouca altimetria atravessando zonas urbanizadas com algum trânsito. O percurso no interior do município (Serra do Caldeirão) apresenta desníveis mais significativos. O trânsito não está encerrado, mas apenas condicionado, pelo que os atletas devem cumprir as regras de trânsito tendo especial atenção nos cruzamentos e curvas sem visibilidade.

Corrida: O último segmento passará nos passeios pedonais e ruas ao longo da costa entre as praias de Vilamoura e Quarteira, num percurso de 6 voltas, com extensão aproximada de 2.500m, entre a Praia de Vilamoura, a Praia de Quarteira, ao longo da costa, e os pontos de retorno nas Ruas do Poço Romano e do Leste. O percurso é essencialmente plano, realizado em terreno misto, de asfalto e calçada.

11h30: Partida da prova ‘Olímpico Vilamoura Tritry’

Percurso da prova aberta distância standard

Natação: inclui um percurso triangular de apenas uma volta realizada na praia de Vilamoura.

Ciclismo: constituído por uma volta que se realiza no troço de ligação do Triatlo Longo que faz a ligação entre Vilamoura e o interior do Município (Serra do Caldeirão). Apresenta uma extensão de 20 km, onde se localiza o ponto de retorno. Tem pouca altimetria atravessando zonas urbanizadas com algum trânsito que se apresenta condicionado e não encerrado, pelo que os atletas devem circular sempre cumprindo as regras de trânsito e com especial atenção nos cruzamentos e curvas sem visibilidade.

Corrida: inclui um percurso de duas voltas, com extensão aproximada de 2.500m entre a Praia de Vilamoura, a Praia de Quarteira, ao longo da costa, e os pontos de retorno nas Ruas do Poço Romano e do Leste. Essencialmente plano, em terreno misto, de asfalto e calçada.

Hotel oficial V Triatlo Longo de Vilamoura Crowne Plaza Vilamoura

Sendo o Crowne Plaza Vilamoura o hotel oficial do V Triatlo Longo de Vilamoura, todos os atletas inscritos têm condições especiais de alojamento, nomeadamente 15% de desconto na tarifa AP (advanced purchase).

Se quiser reservar contacte diretamente o Crowne Plaza Vilamoura.

Tel +351 289 381 600 / email reservas@cpvilamoura.com.
Durante a reserva deverá referir o código promocional associado: TRIRUN2019.

O Crowne Plaza Vilamoura oferece um vale de desconto numa refeição no Restaurante Casa da Praia a todos os atletas inscritos, válido até ao dia 27 de outubro (colocado no kit de atleta).

Kit de atleta: todos os atletas devem levantar o Kit de Atleta Triatlo Longo de Vilamoura – Algarve Tri Run 5.0, no Secretariado de Prova, localizado no Crowne Plaza Vilamoura aqui

Informações e inscrições (federados e não federados): as inscrições no V Triatlo Longo de Vilamoura devem ser efetuadas através do site da Federação de Triatlo de Portugal, até às 23h59 do dia 21 de outubro (segunda-feira) aqui

Não deixe de ler o regulamento: aqui

Boa prova a todos os atletas!

O V Triatlo Longo de Vilamoura, integrado no Algarve Tri Run Vilamoura-Quarteira 5.0., é uma organização da Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, do Crowne Plaza Vilamoura e das associações locais.