O Universo Desportivo Mais Digital será o tema do Workshop que se realiza no dia 22 de setembro, na Maia. O projeto e-Desporto, apresentado Fundação do Desporto (FdD) ao Portugal 2020, foi aprovado pela Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, Autoridade de Gestão do Programa SAMA do Portugal 2020.

Em cooperação com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Vela, a Federação de Triatlo de Portugal, a Federação Portuguesa de Motonáutica e a Federação Portuguesa de Natação promete ser uma solução digital pioneira no universo desportivo.

O e-Desporto é uma ferramenta digital inovadora de gestão e administração para o universo desportivo federado, tendo sido arquitetada para ser uma solução tecnológica, informática e administrativa de vanguarda e­ficiente e efi­caz.

Os seus principais objetivos prendem-se, sobretudo, com a melhoria da comunicação, interna e externa, dentro do universo desportivo com o acesso às tecnologias da informação e comunicação, e à desmaterialização e reengenharia de processos. Dessa forma o e-Desporto pretende facilitar os processos internos de cada organismo envolvido no projeto, assim como disponibilizará serviços online e assegurará uma troca de informação simpli­ficada e mais fluida entre os organismos e os seus agentes, num ambiente virtualizado.

No próximo dia 22 de setembro de 2021 realizar-se-á o workshop “A Transição Digital no Universo Desportivo”, entre as 16h e as 18h30, no Auditório Tecmaia, na cidade da Maia.

O workshop será presencial, com transmissão online, e terá como moderador o Presidente do CNID, Dr. Manuel Queiroz.

Programa:

Apresentação do projeto SAMA nº044029;

“Os desafios e implicações da transição digital no desporto” – Professor Doutor António Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Natação e Professor Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

-“Transição digital e a nova centralidade da informação nas organizações e na sociedade” –Professor Doutor Luís Amaral, Departamento de Sistemas Informação, Universidade do Minho;

-“Transição Digital: implicações para entidades públicas e privadas” – Dra. Ana Marques, Coordenadora da Digitalização do Estado na Estrutura de Missão Portugal Digital;

-“Interoperabilidade” – Eng.ª Sara Carrasqueiro, Vogal do Conselho Diretivo da Agência para Modernização Administrativa, I.P.

Inscreva-se aqui