Realizou-se dia 25 de março, a Taça da Europa de Quarteira 2023, uma prova disputada na distância standard, que contou com a medalha de bronze de João Pereira e com um oitavo lugar de Miguel Tiago Silva.

Disputaram a prova, também com as cores da bandeira nacional, Miguel Tiago Silva, Pedro Gaspar, João Mansos, André Dias, Tiago Fonseca e Hugo Figueiredo.

Esta é a primeira prova da época para muitos triatletas nacionais e internacionais, sendo muito famosa e procurada entre atletas de topo.

Não tendo esta prova um ciclismo muito técnico, o percurso uma subida e uma descida seguidas de retorno, o que obriga a um abrandamento da velocidade e a um reposicionamento da bicicleta.

Os nossos atletas nacionais disputaram bem a natação, com destaque para Miguel Tiago Silva, que foi o segundo atleta a sair da água e o primeiro a entrar no ciclismo, inserindo-se no primeiro grupo juntamente com mais 15 elementos. João Pereira, João Mansos, André Dias e Pedro Gaspar posicionaram-se no segundo grupo, com Hugo Figueiredo e Tiago Fonseca a pedalarem mais atrás.

João Pereira afirmou que foi uma prova muito disputada do princípio ao fim, com um segmento de natação muito duro que, apesar das boas condições, a ondulação do mar diminuía a visibilidade para as boias. «Não saí da água no primeiro grupo, mas ainda assim não desisti: no segmento de ciclismo tentei poupar-me e simultaneamente ajudar o grupo para chegarmos à corrida com o mínimo desfasamento possível para os atletas da frente», explica o triatleta nacional.

Tudo se decidiu na corrida, com Miguel Tiago Silva a entrar em 5.º lugar, integrando um grupo coeso de oito atletas. João Pereira fez um extraordinário terceiro segmento, conseguindo alcançar o primeiro grupo, que ficou composto por nove atletas e onde seguiam o inglês e tri-medalhado olímpico Jonathan Brownlee, o norueguês Vetle Thorn, os franceses Paul Georgenthum, Valentin Morlec e Yanis Seguin e os suíços Simon Westermannn e Fabian Meeusen.

«O início da corrida foi fisicamente muito violento para tentar chegar à frente da prova e, quando alcancei este objetivo, tentei poupar-me ao máximo para poder aumentar a velocidade no final. Fico contente já que, apesar da minha idade, consigo lutar com os mais novos no sprint final; ficaram dois atletas à frente, mas eles são bastante fortes e estão de parabéns!» comentou Pereira que quis deixar também os parabéns ao seu compatriota mais novo Miguel Tiago Silva pela sua competência em prova.

Vetle Bergsvik Thorn, da Noruega, alcançou a primeira posição com o tempo de 01:46:36, com o suíço Fabian Meeusen a ocupar a segunda posição com 01:46:36 e o português João Pereira a subir ao terceiro lugar do pódio com 01:46:41.

Quanto aos outros atletas nacionais, Miguel Tiago Silva ficou em 8.º lugar com 01:47:11, João Mansos em 18.º com 01:48:04, Pedro Gaspar na 24.º posição com 01:48:38, André Dias em 26.º com 01:48:55, Tiago Fonseca em 45.º com 01:52:10 e Hugo Figueiredo terminou na 48.ª posição com 01:53:07.

Melanie Santos, Madalena Almeida, Helena Carvalho e Inês Rico foram as atletas que alinharam na partida da prova feminina.

Melanie Santos saiu bem colocada na água, inserindo-se no primeiro grupo perseguidor das atletas da frente, com Madalena Almeida e Helena Carvalho a seguirem no segundo grupo e Inês Rico no terceiro.

A primeira atleta a cumprir o segmento da natação foi Cassandre Beaugrand, melhor francesa da atualidade que se encontra no quarto lugar do ranking olímpico e sétimo do mundial, mantendo-se bem posicionada no ciclismo, isolando-se na frente da corrida, segmento em que foi aumentando a vantagem sobre as suas adversárias.

Uma prova de elevado nível competitivo, com bons resultados para Melanie Santos, que ocupou 6.ª posição com 01:58:23, Madalena Almeida a ficar em 17.º lugar com o tempo 02:01:34 e Helena Carvalho que passou a meta em 29.º com 02:05:42.

Inês Rico não terminou a competição.

Nas primeira e segunda posições ficaram as francesas Cassandre Beaugrand e Audrey Merle com os tempos de 01:56:29 e 01:57:18 respetivamente, sendo o terceiro lugar ocupado por Jeanne Lehair, do Luxemburgo, com o tempo 01:57:36.

As provas contaram com elevadíssimo nível competitivo, tanto a nível feminino como masculino, com destaque para a competição masculina que contou com uma emocionante luta pelas medalhas mesmo até aos últimos metros antes da entrada na reta da meta.