Realizou-se dia 13 de junho o Campeonato Nacional de Triatlo Longo, uma prova do Coimbra Multisport Weekend 2021.
Com temperaturas elevadas em Coimbra e o entusiasta público a aquecer mais ainda o ambiente, foram cerca de 150 participantes, entre eles 8 atletas femininas e 120 masculinos, que aceitaram o desafio de fazer a distância completa do Triatlo: 3800 metros a nadar, 180km de ciclismo e a maratona de 42km.

O triatleta mais rápido a terminar a prova foi sem surpresas Sérgio Marques, do CNATRIL, que dominou a competição do início ao fim, passando a meta às 08:37:55 e conquistando o título de Campeão Nacional de Triatlo Longo. André Duarte, OutSystems Olímpico de Oeiras ficou na segunda posição com o tempo de 09:02:34 e João Fragoso, do Estoril Praia Credibom, passou a meta em terceiro lugar com 09:12:10.

Sérgio Marques afirma que a prova lhe correu bem, dado que não tinha feito uma grande preparação devido a alguns problemas de saúde. «A natação correu-me bastante bem, saí em primeiro da água com alguns minutos de vantagem e apesar de este ser o segmento para o qual me tenho preparado melhor nos últimos anos, fiquei surpreendido com o nível de natação que apresentei.» O Campeão Nacional explica que o percurso é exigente, já que apesar de incluir grandes troços planos existem setores que quebram muito o ritmo (embora seja positivo para as costas). «Imprimi um ritmo de acordo com o que tinha treinado, numa perspetiva realista das minhas atuais capacidades, ficando um pouco na expetativa do nível dos outros atletas na prova para perceber quem poderia acompanhar-me.» Sérgio ficou atento principalmente nas primeiras duas voltas, porque porque seria sensivelmente a partir dessa altura que entrariam os atletas da média distância o que poderia confundir a situação. «Consegui perceber que ninguém estava a ganhar tempo e mantive o mesmo ritmo controlado, com uma boa nutrição, chegando ao final do ciclismo sem saber com precisão a minha vantagem, calculava que seriam cerca de dez minutos». As temperaturas já estavam elevadas quando Sérgio começou a correr, especialmente quente na zona do choupal. «Fui percebendo que ninguém estava a aproximar-se e continuei no meu ritmo, controlando o esforço sem ir ao limite, conseguindo uma boa gestão do esforço. Fiquei feliz com o primeiro lugar porque pela situação atual que atravessamos há algum tempo que não fazia esta distância. Resumindo, tive boas sensações, consegui um bom tempo e aguentei-me bem com o calor». O atleta elogia ainda a organização que ‘esteve muito bem para a primeira vez, com algumas falhas naturais que espera poder ajudar a corrigir no futuro, mas que se conseguiu o mais importante: um evento muito interessante e abrangente nas diversas vertentes do Triatlo’.

Na prova feminina Vanessa Pereira, do Estoril Praia Credibom, ocupou a primeira posição desde o início da competição e sagrou-se Campeã Nacional de Triatlo Longo com 09:41:37. A vice-campeã foi Liliana Verissimo, do Outsystems Olímpico de Oeiras com o tempo de 10:28:12 e Fernanda Marques Santinha, do Clube Oriental de Lisboa, fechou o top 3 feminino com 11:41:39.

Vanessa Pereira contou-nos como ‘a prova foi inesquecível’ pois tratou-se de um campeonato nacional longo na distância completa do Triatlo. «Foi igualmente o meu primeiro Ironman no meu país, o meu primeiro com o apoio da minha família, especialmente do meu filho que tem atualmente 12 meses. E o primeiro como mãe», reforça. Vanessa explica que estava um pouco nervosa, apesar de já ter particiado em 21 triatlos na distância completa. «A preparação não foi de longe a melhor, assim como o descanso. Não sabia como o meu corpo iria reagir. Felizmente correu tudo bem, senti-me bem em todos os segmentos, consegui ter uma vantagem tranquila no ciclismo o que me permitiu fazer a maratona nas melhores condições para desfrutar e chegar com forças para abraçar o meu filho!» ‘Com o primeiro objetivo da época foi alcançado, a nossa atleta está motivada e com força para motivação acreditar e sonhar nos caminhos que pretende percorrer e metas a alcançar!’

Coimbra Multisport Weekend 2021

Para além do Campeonato Nacional Individual de Triatlo Longo, realizou-se uma prova aberta na média distância com 1,9km metros de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida.

Na prova de média distância foi Filipe Henriques o grande vencedor, com 04:04:19, seguido de Ricardo Durão, do Estoril Praia Credibom, que completou a prova em 04:14:29 e Adriano Correia, do CNATRIL Triatlo, que ficou na terceira posição com 04:14:44.

Na prova feminina, Claúdia Sousa foi a primeira atleta a passar a meta com 05:04:39, Rita Monteiro, do Clube de Futebol Os Belenenses, ficou na segunda posição com 05:04:53 e Filipa Oliveira, também dos Belenenses ocupou o terceiro lugar do pódio com 05:05:07.

O principal adversário dos atletas foi o calor extremo que se fez sentir em Coimbra, com o percurso de natação de uma volta tranquila com 3800 metros no rio Mondego, quatro voltas de 45km de ciclismo num percurso totalmente plano em estradas junto ao rio e uma corrida de três voltas planas de 14km realizado ao longo das margens do rio, cenário principal deste evento.

Na prova de média distância, a volta de 1900 metros de natação realizou-se no rio Mondego, com duas voltas planas de 45km, utilizando as estradas junto ao rio e a corrida com uma volta inicial de 14km num percurso plano nas margens do rio, e com uma segunda volta em que os triatletas não voltaram a entrar no choupal, encurtando a volta para 7km.

Neste grande evento que englobou todas as distâncias do Triatlo, exceto a standard, realizou-se também um Triatlo na distância sprint e super sprint, incluindo ainda um Aquatlo e um Duatlo.

Ver todas as classificações aqui