Foram cinco as equipas nacionais que participaram no Europeu de Clubes, duas nas elites e três em juniores.

Foi debaixo de alguma chuva, que se intensificou na última parte da prova, que no dia 31 de outubro de 2021 se realizou pela terceira vez em Alhandra, o Campeonato da Europa de Clubes por Estafetas Mistas (elites e juniores), uma prova de nível competitivo muito elevado, com atletas de topo mundial.

Os clubes da elite nacional que este ano disputaram a prova europeia foram o Sporting Clube de Portugal e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 12 equipas presentes. Na categoria júnior, que integrou um total de nove equipas, alinharam na partida o Alhandra Sporting Club, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sport Lisboa e Benfica.

O formato de estafetas mistas na distância super sprint incluiu cerca de 300 metros de natação, 6,6km de ciclismo e 1,8km de corrida. O segmento da natação foi realizado no rio Tejo, o ciclismo percorreu o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra, o Sobralinho e o Passeio Ribeirinho. O segmento de corrida percorreu Alhandra e Vila Franca de Xira. Cada equipa  de estafeta é composta por dois atletas masculinos e duas atletas femininas que têm que cumprir cada um deles um triatlo super sprint sem paragens de cronómetro.

Em 2019 a equipa júnior do Alhandra Sporting Club subiu ao mais alto lugar do pódio. Em 2021 repetiu-se o feito de 2020 depois de uma grande prestação dos quatro elementos do OutSystems Olímpico de Oeiras, culminando com uma exibição de luxo do último atleta, Alexandre Montez. Este partiu na segunda posição geral reduzindo a desvantagem nos três segmentos chegando a alcançar e ultrapassar  no segmento de corrida o adversário da equipa francesa da Metz Triathlon.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal enaltece a qualidade dos atletas juniores nacionais, que «disputam os lugares cimeiros da Europa e do Mundo».

A primeira atleta do OutSystems Olímpico a entrar em prova foi Beatriz Santos, que afirmou que a prova «correu bem e tentou entregar o testemunho o mais próximo dos adversários, com a natação com um pouco de corrente mas nada de especial, um ciclismo ventoso e uma corrida a dar tudo». António Vaz entrou como segundo atleta e mesmo com uma bicicleta emprestada explicou que a prova correu como esperava. «Tentámos ir três no ciclismo, eu o Gabriel e um atleta da equipa francesa Metz Triathlon corri até ao limite das forças». A terceira atleta, Matilde Santos sofreu uma queda no ciclismo à entrada do parque de transição, mas «acreditou até ao fim», passando o testemunho na segunda posição. Alexandre Montez, à semelhança do ano passado, fez uma extraordinária recuperação de quase um minuto para o adversário. «Tentei recuperar para o atleta da frente, sempre a controlar e focado na distância a alcançar». Montez diz que o principal objetivo foi nunca perder o adversário de vista, mas concentrado no que se passava à sua volta. «Fui forte na natação, no ciclismo dei tudo sempre a controlar e na corrida consegui alcançar o atleta da frente no último retorno.»

A European Triathlon Union organiza esta competição europeia desde 2015, realizando-se em Portugal em 2018, 2019, 2020 -ano de pandemia – e este ano em 2021. Com resultados relevantes em juniores nestes três anos, mas também em elites com o Sport Lisboa e Benfica (Campeão da Europa de Clubes em 2017 , bronze em 2018 e prata em 2019 e 2020), Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, explicou que «a ideia de trazer a competição para Portugal foi uma forma de homenagem aos clubes, motivando-os a continuar o bom trabalho desenvolvido». Já que as competições são habitualmente realizadas por nações «nesta prova é possível mostrar o trabalho dos clubes nacionais que acredito que têm desenvolvido um trabalho notável que muito tem contribuído para os nossos sucessos». É verdade que outros apoios podiam ter sido dados, mas o presidente da FTP afirma que fez o que estava ao seu alcance, havendo atualmente equipas de Triatlo mais fortes e vocacionadas para resultados. «Fico muito satisfeito pela Federação ter organizado esta prova durante três anos, sendo que em 2022 a competição já não será realizada em Portugal.»

O OutSystems Olímpico de Oeiras revalidou o título europeu júnior subindo ao mais elevado lugar do pódio, conquistando o ouro. Na segunda posição ficou o Metz Triathlon, de França, e o terceiro lugar pertenceu à equipa espanhola CT Diablillos de Rivas.

Em quarto lugar júnior ficou o Sport Lisboa e Benfica, com uma muito boa prestação dos seus elementos enquanto a outra equipa nacional em prova, o Alhandra Sporting Club, posicionou-se em sexto da classificação geral.

Na elites, Portugal participou com duas equipas que ficaram em nono lugar e 11.º respetivamente o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sporting Clube de Portugal.

Nesta prova estiveram no pódio duas equipas francesas no primeiro e segundo lugar respetivamente ficaram a Poissy Triathlon (que é campeã europeia pela quarta vez consecutiva) e a Metz Triathlon. O terceiro lugar foi conquistado pela equipa alemã DSW 1912 Darmstadt e.V.  Triathlonabteilung.

Consulte todos os resultados aqui