Realizou-se no dia 6 de novembro a Taça da Europa de Quarteira que contou com 73 atletas na elite masculina.
Alinharam à partida dez triatletas portugueses. De distância olímpica, os triatletas nadaram na praia em frente ao Hotel D. José, pedalaram pelas principais ruas de Quarteira num circuito técnico com retornos apertados e dificultado pelo vento e correram num percurso plano no Passeio Marítimo de Quarteira.

Além de Miguel Tiago Silva, que alcançou também a quarta posição no Campeonato do Mediterrâneo, os outros triatletas em prova foram Alexandre Nobre que conquistou a 18.ª posição com 01:49:27, André Dias que ficou em 28.º lugar com 01:50:52, Gonçalo Oliveira que alcançou a 34.ª posição com 01:51:42, João Chagas que ficou na 35.ª posição com 01:51:46, Tiago Fonseca que chegou na 44.ª posição com o tempo de 01:54:10, Abel Afonso que, com o tempo 01:54:11, ficou na 45.ª posição, Hugo Figueiredo que ficou no 51.º lugar com 01:55:40 e Guilherme Pires que alcançou a 52.ª posição com 01:55:52.

João Mansos sentiu-se indisposto no segmento da corrida não terminando a competição.

Alexandre Nobre integrou o segundo grupo de ciclismo, mas diminuiu a desvantagem com um bom segmento de corrida

Miguel Tiago Silva fez um excelente segmento de natação, ao nível a que já nos habituou, saindo em primeiro para o parque de transição e tentando uma fuga com o atleta francês Anthony Pujades. Na primeira volta, os dois atletas mantiveram-se na liderança perseguidos por um numeroso grupo. Nas cinco restantes voltas houve várias mudanças com diferentes atletas, mas sempre inseridos em grandes grupos.

O primeiro atleta a chegar à transição foi o holandês Ian Pennekamp que sprintou no último quilómetro, conseguindo uma vantagem de 44 segundos. Foi seguido por um pack constituído por 25 atletas, onde se encontravam Miguel Tiago Silva, João Mansos e André Dias.

Miguel Tiago Silva, comenta a sua prova como uma das melhores experiências da sua vida: «Correu muito bem, eu estava confiante na minha performance que é onde prefiro focar-me, mais do que no resultado». Com uma natação muito boa e um segmento de ciclismo consistente num percurso técnico e duro, Miguel Tiago Silva entrou bem posicionado na transição para a corrida. «Tentei fugir no ciclismo com o Pujades, mas era difícil porque tínhamos uma vantagem de apenas 10’’. O triatleta nacional tentou posicionar-se bem no ciclismo e sair para a corrida a um ritmo controlado de modo a gerir o esforço nos 10km seguintes. «Dominei o ritmo na corrida, um fator importante para mim, ataquei no grupo que estava a disputar o top 10 e na terceira volta arrisquei para tentar alcançar o espanhol Ander Noain Lacamara que estava em 5º, mas não consegui por poucos segundos. Acabei por chegar isolado na 6.ª posição.» O brilho nos olhos do atleta expressa a satisfação com a sua prova, partilhando ainda que ‘foi uma experiência única e extremamente enriquecedora, uma motivação extraordinária proporcionada pelo ambiente incrível e os calorosos aplausos, principalmente na chegada à meta!’ E termina em tom de brincadeira: «Pensei que tinha ganho»!

Na frente da corrida, Ian Pennekamp foi apanhado pela forte corrida do espanhol David Castro e do Anthony Pujades, de França, onde se juntou também o alemão Simon Henseleit.

David Castro venceu a competição com tempo de 01:46:58 e uma vantagem de 11’’, com Anthony Pujades na segunda posição com 01:47:09 e o alemão Simon Henseleit a passar a meta em terceiro com o tempo de 01:47:21.

Muitos parabéns aos nossos triatletas nacionais pelo empenho e resultados nesta Taça da Europa!